Brasil é eleito ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH)

(Foto: ONU)

O Brasil foi eleito ontem, 10 de outubro, ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas (CDH), para mandato de 2024 a 2026, com 144 votos. O governo brasileiro agradece aos membros das Nações Unidas o apoio recebido em votação realizada durante a 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), em Nova York.

A expressiva votação recebida reflete o reconhecimento da comunidade internacional ao compromisso do Brasil na promoção e proteção dos direitos humanos em âmbito nacional e internacional, assim como sua atuação em defesa da paz, do desenvolvimento sustentável e da democracia.

Em seu novo mandato, o Brasil trabalhará pela maior eficiência do Conselho de Direitos Humanos e buscará fortalecer o papel do órgão na prevenção e no enfrentamento das causas estruturais de graves violações dos direitos humanos, com ênfase no diálogo construtivo e na cooperação internacional.

Criado em 2006, com sede em Genebra, o CDH é o principal órgão das Nações Unidas dedicado à promoção e à proteção dos direitos humanos. O Brasil tem tradicionalmente participado do CDH e iniciará, em 01/01/2024, seu sexto mandato no órgão.