22.9 C
São Paulo
domingo - 16 junho 2024 - 21:54

Embaixador da China participa de cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica da BYD Brasil

O Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, participou ontem (9) com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o Ministro Rui Costa e o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da fábrica da BYD Brasil, na Bahia.

O projeto trará R$ 3 bilhões em novos investimentos e criará 5 mil empregos diretos para a Bahia. A China está disposta a fortalecer a cooperação em investimentos com o Brasil para impulsionar em conjunto a neo-industrialização.

Sobre a BYD Brasil

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17 – Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil empilhadeiras, vans, caminhões, furgões e automóveis, todos totalmente elétricos e não poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país.

Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização dos automóveis de passeio no país, com a apresentação do modelo SUV Tan EV e a nomeação da EuroBike como a primeira concessionária de automóveis elétricos da marca no Brasil. Em abril de 2022, a empresa lançou seu segundo automóvel elétrico no Brasil, o sedã premium Han EV, ícone da marca que representa verdadeira referência em luxo e conforto. Ainda em abril, a BYD Energy inaugurou novas instalações e uma completa linha de módulos fotovoltaicos no mercado brasileiro.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,2892
CNY
0,7302
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Transição energética oferece “novo ciclo de desenvolvimento”, e o Brasil “não vai jogar fora”, diz Lula

247 - O presidente Lula (PT) participou nesta segunda-feira (10)...

Mercado aumenta projeção do PIB para 2024

O mercado financeiro elevou a previsão para o crescimento...

Mauro Vieira fala sobre BRICS em crescimento apesar de ‘um mundo em desordem’

Mauro Vieira participou nesta segunda-feira (10) de um encontro...

Líderes do G7 prometem combater “práticas comerciais injustas da China”

Os líderes do G7 prometeram nesta sexta-feira (14) combater...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado