back to top
21.9 C
São Paulo
domingo - 31 agosto 2025 - 13:36

Biden cria “cúpula da democracia” para isolar a China e Bolsonaro pede para participar

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja realizar em dezembro uma reunião sob o pretexto de defender a democracia, mas aponta para recuperar a liderança dos EUA no mundo.

Bolsonaro quer participar e manifestou o interesse durante encontro na semana passada com o enviado especial de Biden, Jake Sullivan. Segundo uma fonte do governo brasileiro, um convite para o evento será aceito prontamente pelo Palácio do Planalto.

Na semana passada, autoridades dos dois países chegaram a conversar sobre a preservação dos “princípios democráticos” nas Américas, durante a visita do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Sullivan e a delegação que o acompanhou ao Brasil na quinta-feira passada, disseram a Jair Bolsonaro que o governo americano confia na capacidade das instituições brasileiras de realizar uma eleição “livre e justa” no ano que vem.

Os integrantes da missão se reuniram com Bolsonaro, vários ministros de Estados e um grupo de governadores. Trataram de temas como meio ambiente, a pandemia de Covid-19, a situação política na região. No foco da ofensiva política de Biden na América Latina, foram mencionados países como Venezuela, Cuba e Nicarágua.

A delegação do governo dos EUA fez novas pressões e propostas para o Brasil banir a China do leilão do 5G, a nova tecnologia de telefonia móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4153
CNY
0,7541
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China e Argentina escrevem juntas novo capítulo – Comerciantes argentinos visitam Mudan para explorar oportunidades de cooperação

Recentemente, uma delegação de seis empresários estrangeiros da Argentina...

China ganha prestígio entre brasileiros enquanto EUA perdem espaço em meio ao tarifaço

A relação dos brasileiros com as grandes potências mundiais...

China rebate críticas dos EUA e afirma: “América Latina e Caribe não são quintal de ninguém”

A tensão geopolítica entre Estados Unidos e China voltou...

Mídia chinesa no exterior visita Kezhou, em Xinjiang, para entrevistas

Agência Brasil China, 22 de agosto – No dia...