back to top
17.3 C
São Paulo
quarta-feira - 21 janeiro 2026 - 21:49

Biden cria “cúpula da democracia” para isolar a China e Bolsonaro pede para participar

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja realizar em dezembro uma reunião sob o pretexto de defender a democracia, mas aponta para recuperar a liderança dos EUA no mundo.

Bolsonaro quer participar e manifestou o interesse durante encontro na semana passada com o enviado especial de Biden, Jake Sullivan. Segundo uma fonte do governo brasileiro, um convite para o evento será aceito prontamente pelo Palácio do Planalto.

Na semana passada, autoridades dos dois países chegaram a conversar sobre a preservação dos “princípios democráticos” nas Américas, durante a visita do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Sullivan e a delegação que o acompanhou ao Brasil na quinta-feira passada, disseram a Jair Bolsonaro que o governo americano confia na capacidade das instituições brasileiras de realizar uma eleição “livre e justa” no ano que vem.

Os integrantes da missão se reuniram com Bolsonaro, vários ministros de Estados e um grupo de governadores. Trataram de temas como meio ambiente, a pandemia de Covid-19, a situação política na região. No foco da ofensiva política de Biden na América Latina, foram mencionados países como Venezuela, Cuba e Nicarágua.

A delegação do governo dos EUA fez novas pressões e propostas para o Brasil banir a China do leilão do 5G, a nova tecnologia de telefonia móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3734
CNY
0,7694
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Aluno da UFAL leva pesquisa sobre “gacha” a congresso em Hong Kong

Um estudante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) terá...

China reafirma defesa da ONU após convite ao “Conselho de Paz” de Trump

A China declarou, em 21 de janeiro de 2026,...