28.9 C
São Paulo
quarta-feira - 24 abril 2024 - 12:14

Banco Central vai permitir estorno de dinheiro em caso de fraudes no Pix

O BC anunciou novidades que pretende incorporar ao sistema ainda neste ano. Uma delas é a possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes, prevista para o quarto trimestre de 2021.

A medida é importante porque criminosos têm se aproveitado da nova tecnologia para, através de técnicas de engenharia social, se apossarem de rendimentos de terceiros. Uma outra medida para impedir golpes, a qual já está em vigor, é o ajuste do valor máximo das transferências realizadas por dia. O cliente consegue reduzir o limite diretamente pelos aplicativos das instituições bancárias. Já os aumentos precisam ser avaliados pelos bancos.

Outra funcionalidade a ser incorporada é o QR Code do Pagador. Com ele, será possível fazer um Pix, mesmo quando o pagador estiver sem internet. O objetivo é democratizar o acesso dos brasileiros aos meios de pagamento eletrônicos, visto que muitas pessoas só podem pagar por um pacote de internet móvel com dados limitados.

Além disso, o saque por meio do Pix irá se tornar realidade ainda no segundo semestre, o que pode promover maior competição no sistema financeiro nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,0588
CNY
0,6993
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Milhares de acres de peônias competem para florescer, abrindo um novo capítulo para enriquecer as pessoas

Em Heze, Shandong, milhares de acres de peônias estão...

Flores cortadas frescas abrem caminho para a prosperidade

Recentemente, a indústria de flores de corte fresco de...

Jardim Nacional de Peônias com multidões

Recentemente, visitantes estiveram no Jardim Nacional de Peônias na...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado