Avião capota durante pouso no Canadá e deixa 18 feridos

Acidente que envolve aeronave de companhia norte-americana ocorre duas semanas após tragédias aéreas no Alasca e na Filadélfia, nos EUA

(RS/Fotos Públicas)

Um avião da Delta Airlines com 80 passageiros capotou nesta segunda-feira (17/02) no aeroporto Pearson de Toronto, no Canadá, deixando ao menos 18 pessoas feridas. Duas das vítimas ficaram em estado crítico e foram socorridas em helicóptero para o centro de trauma mais próximo ao local do acidente, enquanto uma criança foi levada para um hospital no centro da cidade.

O incidente, que ocorreu duas semanas depois de outros dois eventos fatais envolvendo aviões nos Estados Unidos, foi com o voo 4819 da Delta Airlines, operado pela Endevou Air, ambas empresas norte-americanas. A aeronave partiu de Minneapolis, no estado de Minnesota, tendo como destino Toronto, onde acabou capotando durante o pouso, por volta das 16h15 horário de Brasília.

Imagens postadas em redes sociais mostravam passageiros deixando o avião capotado, enquanto bombeiros lavavam a fuselagem para reduzir risco de incêndio causado por vazamento de gasolina.

Tudo parecia normal antes do avião aterrissar

Pete Carlson, um paramédico que estava no avião, conta que foi tudo muito rápido entre tocar o solo, estar de cabeça para baixo e sair do avião. Segundo ele, houve uma “união entre todos no avião, em termos de se ajudarem uns aos outros e se consolarem”.

Já Peter Kouykov, esquiador profissional do Colorado, conta que a aterrissagem parecia normal até que as rodas atingiram o solo e o avião derrapou para o lado. “Ficamos pendurados de pernas para o ar, como morcegos”.

No Facebook, uma pessoa que dizia ser passageiro do avião postou um vídeo da aeronave acidentada. “Nosso avião caiu. Está de cabeça para baixo. A maioria das pessoas parece estar bem. Estamos todos saindo”, disse John Nelson. Falando à emissora norte-americana CNN mais tarde, Nelson disse que não parecia haver nada de anormal antes do pouso: “Atingimos o solo e estávamos de lado. Então, estávamos de cabeça para baixo”.

Investigações sobre acidente seguem

O chefe dos bombeiros do aeroporto disse que é cedo para avaliar as causas e que é importante não especular, mas adiantou que a pista estava seca e não havia condições de vento cruzado. 

A informação contrasta com as condições climáticas do dia anterior. No domingo (16/02) uma tempestade de neve atingiu o leste do Canadá e na segunda-feira (17/02) ainda havia fortes ventos e temperaturas muito baixas que motivaram a interrupção temporária das atividades no aeroporto antes do acidente.

O Conselho de Segurança nos Transportes do Canadá informou que estava criando um grupo para apurar as causas do acidente, e o Conselho de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos disse que auxiliaria nas investigações.

Doug Ford, primeiro-ministro de Ontário, disse estar “aliviado por não haver vítimas”. O aeroporto retomou as atividades normais menos de três horas depois do acidente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui