Aula virtual sino-russa ensina confecção de placas aromáticas

(Foto: Wang Xiaolan)

Com flores como símbolo, contando ao mundo a história das peônias.

Recentemente, Wu Ping, herdeira da técnica de fabricação de incensos tombada como patrimônio cultural imaterial e gerente geral da Shengyuan Incense Industry Co., Ltd., de Shanxian, foi convidada a participar de uma aula online do “Curso de Chinês para Jovens Russos” promovido pela Aliança Sino-Russa de Escolas Secundárias. Durante a sessão, mais de 20 estudantes do ensino médio de diferentes cidades da Rússia aprenderam online a confeccionar placas aromáticas.

(Foto: Wang Xiaolan)

Com o tema “Placas Aromáticas de Peônia”, Wu Ping apresentou a origem, o desenvolvimento, a evolução da cultura do incenso e o processo de fabricação por meio de exposições de obras, explicações detalhadas com textos e imagens, além de demonstrações ao vivo. “Na cultura tradicional chinesa, a cultura do incenso sempre ocupou uma posição importante”, disse Wu. “A técnica de fabricação de incenso da família Wu remonta ao final da Dinastia Yuan, combinando conhecimentos populares sobre o tema e dando origem à indústria de incensos da família Wu, que já conta com uma história de 700 anos.”

Wu Ping mostrou aos estudantes uma coleção de acessórios aromáticos, como placas, sachês e outros produtos de incenso. Ela também apresentou o “E Li Zhang Zhong Xiang” (Incenso das Contas do Ganso e da Pera), que surgiu na Dinastia do Sul e, posteriormente, foi amplamente difundido entre o povo, sendo utilizado até hoje.

(Foto: Wang Xiaolan)

“Antigamente, as placas aromáticas eram usadas como acessórios pessoais, servindo tanto para exalar fragrâncias quanto para decoração. Atualmente, a confecção de placas aromáticas se tornou parte do patrimônio cultural imaterial”, explicou Wu enquanto demonstrava como fabricá-las. Primeiro, ela colocou a massa de incenso em um molde, pressionando firmemente para garantir que o material preenchesse todos os cantos. Em seguida, usou uma faca artesanal para aparar as bordas, retirando cuidadosamente o molde. Em pouco tempo, diversas placas aromáticas com diferentes padrões e formatos estavam prontas, algumas com desenhos de peônias – símbolo da beleza nacional –, outras com poemas que celebram a flor.

“Essa aula me permitiu explorar novos conhecimentos, aprender sobre a cultura do incenso na China e as técnicas de confecção de placas aromáticas. Estou muito feliz!”, disse um estudante russo.

Wu Ping comentou: “A cultura do incenso é um sistema cultural único, desenvolvido ao longo do processo histórico do povo chinês, envolvendo a produção, o preparo e o uso de diferentes tipos de incensos. Ela reflete o espírito, as tradições, as concepções estéticas, os valores, o modo de pensar e a visão de mundo do povo chinês. Esta palestra me deu a oportunidade de guiar os estudantes russos a apreciar o charme dessa antiga técnica chinesa de fabricação de incensos, ajudando-os a compreender melhor a cultura chinesa.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui