A Agência Espacial Tripulada da China revelou seus planos para lançar a espaçonave tripulada Shenzhou-19 e facilitar o retorno da tripulação da Shenzhou-18 à Terra no final de outubro deste ano, conforme relatado pela CGTN, parceira da rede TV BRICS.
De acordo com o plano de missões de outubro, publicado esta semana, os três taikonautas da Shenzhou-18, que atualmente estão a bordo da estação espacial chinesa na órbita terrestre, completarão sua missão de seis meses e retornarão à Terra ainda neste mês. A tripulação é composta por Ye Guangfu, Li Cong e Li Guangsu, que foram lançados ao espaço em 25 de abril.
Durante a recente semana de férias pelo Dia Nacional da China, a equipe da Shenzhou-18 tem equilibrado suas atividades de trabalho e lazer a bordo da estação espacial, embora a maior parte do tempo tenha sido dedicada a tarefas relacionadas a experimentos científicos, coleta de dados e preparação para a chegada da nova tripulação da Shenzhou-19, bem como para a transferência de responsabilidades.
Em uma gravação, os taikonautas expressaram sua empolgação com o próximo “reencontro” no espaço. Eles disseram estar se preparando para receber a nova tripulação limpando as instalações, preparando refeições especiais e garantindo que os recém-chegados “se sintam em casa”.
Este marco faz parte do ambicioso programa espacial da China, que busca continuar expandindo sua presença no espaço e fortalecer sua capacidade de manter uma estação espacial habitada de forma contínua.