De janeiro a setembro de 2025, a indústria de cultura e turismo de Kuqa, em Xinjiang, alcançou um marco histórico: 10,34 milhões de visitas acumuladas, superando pela primeira vez a casa dos dez milhões e representando alta de 29,22% na comparação anual. A receita turística chegou a 56,96 bilhões de yuans, avanço de 36,98% no mesmo período. Os números consolidam a cidade como um dos destinos em ascensão no oeste da China.
O impulso ficou evidente em maio, quando a Conferência de Desenvolvimento do Turismo de Xinjiang foi realizada em Kuqa, com participação de convidados internacionais como o embaixador das Maldivas na China. Durante o evento, o fluxo de visitantes cresceu 114,95% em relação ao ano anterior e os gastos turísticos aumentaram 135,38%, dando projeção externa à marca “Antiga Qiuci · Kuqa na Rota da Seda”.

No plano urbano, Kuqa promoveu “micro-renovações” em cinco quarteirões históricos, incluindo o bairro de Re’esi Tang, e atraiu novos formatos de negócio — como ensaios fotográficos turísticos, pousadas e comércios de rua —, criando mais de mil postos de trabalho. Ruelas temáticas conectam antigos pátios centenários e abrigam projetos como a Oficina das Cordas, beneficiando mais de 360 moradores com incremento de renda baseado no turismo.

O Museu de Qiuci, primeiro museu temático da cultura de Qiuci na China, exibe mais de 700 peças e oferece experiências imersivas, como a sessão de VR “Marcas de Qiuci”, que revitalizam uma herança milenar. A loja de criativos “Encontro com Qiuci” transformou elementos de murais em centenas de produtos culturais, tornando-se opção popular de lembrança entre os visitantes.
A posição de Kuqa como ponto inicial da Rodovia Duku (Dushanzi–Kuqa) também foi reforçada: o centro de serviços ao visitante e outras facilidades converteram o tráfego de passagem em consumo local. O Grande Cânion de Keziliya ganhou atrações como café na falésia, consolidando-se como destino para viagens de carro. Além disso, o trem turístico “Delta do Yangtzé” passou a operar de forma regular, ampliando o alcance nos mercados emissores.
Representantes de mídias chinesas no exterior — vindos de Estados Unidos, Austrália, Canadá, Brasil e outros países — destacaram, em visita recente, que Kuqa conseguiu integrar proteção de relíquias e inovação de formatos de turismo, oferecendo um novo olhar para o mundo conhecer Xinjiang.













