As Habilidades na Ponta dos Dedos Impulsiona a “Economia da Ponta dos Dedos”

“O sapato mais querido é aquele feito com mil camadas de pano confeccionado por mamãe, firme ao caminhar, seguro ao seguir em frente, pisando com confiança pelo mundo…”. Uma antiga canção que pode despertar afetuosas lembranças dos sapatos de pano com mil camadas.

Do lado de fora da fábrica de calçados Yunlv, na vila de Anxing, distrito de Mudan, uma cena familiar da infância surge diante dos olhos: algumas mulheres rurais se sentam juntas, envoltas em risos alegres que ressoam sem parar. Enquanto conversam, suas mãos habilidosas não param; seguram firmemente as solas dos sapatos com uma mão e, com a outra, manipulam agulhas e linhas. A cada agulhada, cada ponto e cada puxão, as agulhas e linhas dançam sobre as solas dos sapatos.

O que estão fabricando são os tradicionais sapatos de pano com mil camadas. A proprietária desta fábrica de calçados é Li Fen, uma ex-designer de moda que trabalhava anteriormente em Xangai. Ela explica que os sapatos de pano com mil camadas passam por vários processos, incluindo a preparação da goma, o preparo dos pedaços de pano ou tecidos antigos, a colagem camada por camada sobreposta e laminada com papel, a produção manual da sola e a fixação do cabedal. Esses sapatos se destacam por serem confortáveis, leves, antiderrapantes, quentes no inverno e respiráveis no verão. Houve um tempo em que esses sapatos de pano eram os mais comuns. No entanto, com o desenvolvimento da sociedade, os sapatos de couro e os calçados para viagem se tornaram predominantes, e os antigos sapatos de pano, devido à dificuldade na fabricação e ao estilo antiquado, gradualmente desapareceram do cenário.

Em 2013, ao brincar com seu filho no condomínio, Li Fen ficou intrigada ao ver um vizinho interessado nos delicadamente feitos sapatinhos de pano usados por um bebê, mas sem saber onde os comprar. Como designer de moda, ela percebeu de maneira aguçada que, com um bom design, ao combinar elementos de moda com a tradição dos sapatos de pano, os antigos sapatos poderiam ser revitalizados.

Assim, Li Fen e seu marido retornaram para sua cidade natal, Heze, e fundaram esta fábrica de calçados. Ela mesma projetou estilos e padrões para os sapatos, delegando a produção manual para mulheres de vilarejos próximos. Os produtos são comercializados principalmente através da internet. Nos últimos anos, com o advento do comércio eletrônico ao vivo, os sapatos que produzem têm sido cada vez mais aceitos e apreciados por usuários de todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui