As exportações da China registraram um crescimento expressivo de 12,4% em março na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (14) pelo órgão alfandegário do país. O número representa uma forte aceleração frente ao aumento de 2,3% observado no primeiro bimestre de 2025. As informações são da CNN Brasil.
Segundo o The Wall Street Journal, que repercutiu os dados, o resultado ficou muito acima das expectativas de analistas consultados pelo jornal, que previam uma elevação de apenas 4,4% nas exportações. A antecipação de embarques antes da entrada em vigor de tarifas impostas pelos Estados Unidos pode ter influenciado esse avanço.
Já as importações chinesas caíram 4,3% em março, também na comparação anual. Embora menor que a retração de 8,4% registrada nos dois primeiros meses do ano, o resultado ficou abaixo da expectativa do mercado, que projetava uma alta de 1,8%.
Com o desequilíbrio entre exportações em alta e importações em queda, a balança comercial chinesa apresentou um superávit de US$ 102,64 bilhões no mês passado.