back to top
19 C
São Paulo
sexta-feira - 30 janeiro 2026 - 08:12

Após receber propostas, Anatel prevê que leilão do 5G deve durar dois dias

O presidente da comissão especial de licitação do 5G e superintendente de competição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Abraão Balbino e Silva, afirmou nesta quarta-feira (27) que o leilão do 5G deve durar dois dias.

Com isso, o leilão, marcado para começar em 4 de novembro, deve ser concluído apenas no dia 5.

A previsão se deve ao número alto de propostas recebidas pela agência nesta quarta de empresas interessadas em participar do leilão. Foram 15 propostas no total, número máximo previsto pela Anatel.

O edital do leilão já prevê a possibilidade de extensão da sessão em caso de necessidade. De acordo com Balbino e Silva, “certamente” o leilão vai se estender até 5 de novembro.

Das 15 propostas apresentadas, cinco são de operadoras que já atual no Brasil, entre elas TIM, Claro e Vivo. Outras dez são de empresas que podem se tornar novas empresas de telefonia no país.

Entretanto, ainda não há garantia de que todas as 15 empresas participação do leilão. Isso porque a Anatel ainda analisará a documentação e as garantias entregues por esses grupos, que podem ser desclassificados em caso de descumprimento das exigências previstas no edital.

As empresas vão disputar lotes nacionais e regionais do leilão, que oferecerá quatro faixas de frequência: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. Essas faixas funcionam como “avenidas” no ar para transmissão de dados. É por meio das faixas que o serviço de internet de quinta geração será prestado.

Além de as faixas de frequência terem sido divididas em lotes nacionais e regionais, alguns lotes preveem uma segunda rodada de ofertas, caso a primeira rodada não receba propostas. Esse é mais um fator que deve contribuir para alongar a sessão.

É esperado, ainda, discursos políticos no primeiro dia do leilão, incluindo do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

O leilão começa às 10h do dia 4 de novembro, quando serão abertas as propostas apresentadas pelas empresas nesta quarta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3734
CNY
0,7694
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

EUA, China e os diferentes horizontes na corrida pela IA em 2026

A disputa entre Estados Unidos e China pela liderança...

B3 e Bolsa de Hong Kong firmam acordo para ampliar cooperação técnica e comercial

A B3 — Brasil, Bolsa, Balcão, principal bolsa de...

Vila chinesa transforma reflorestamento em QR Code gigante para impulsionar turismo

Em 2017, moradores e autoridades da vila de Xilinshui,...

Brasil intensifica diálogo com China sobre lítio, terras raras e energia estratégica

Em uma visita oficial à China em janeiro de...