back to top
22.1 C
São Paulo
terça-feira - 03 dezembro 2024 - 02:02

Após fala de Bolsonaro, líder da frente Brasil-China fala em “doença mental”

O deputado Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, voltou a fazer fortes críticas ao governo federal por ataques ao país asiático. Após o presidente da República, Jair Bolsonaro, dizer que a China teria utilizado o vírus da covid-19 como parte de uma suposta “guerra química” para obter vantagens econômicas, Pinato disse suspeitar de doença mental do chefe de Estado brasileiro.

A fala de Pinato já segue sua manifestação na semana passada, quando rebateu as falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que a China teria sido a responsável pela criação do vírus da covid-19 – teoria há muito rebatida por todos os órgãos internacionais de saúde. “É uma catástrofe. Viramos um hospício”, disse o parlamentar na última terça-feira (27).

“Estou preocupado sobre um possível desvio de personalidade da maior autoridade do Brasil”, escreveu o parlamentar, em nome da frente parlamentar. “A meu ver, não se trata de uma pessoa irresponsável, desequilibrada e sem noção de mundo. Na verdade pode tratar-se de uma grave doença mental que faz nosso presidente confundir realidade com ficção”. A nota conclui com a indicação de interdição civil contra Bolsonaro.

Na mensagem, Pinato também tomou lado. “Não compactuaremos com afirmações desrespeitosas e irresponsáveis contra a China, que tem sido grande parceira do Brasil na luta contra a pandemia da covid-19“, escreveu.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, e garante uma balança superavitária para o governo federal. Além disso, a China, como maior produtora de insumos para vacinas em todo o mundo, é parceira estratégica para o país: até o momento, cinco de cada seis vacinas aplicadas em território nacional são da Coronavac, que foi produzida em parceria com um laboratório chinês, com insumos chineses.

Veja a fala de Bolsonaro:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
6,0585
CNY
0,8308
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

China envia forças militares a Taiwan após passagem de avião de vigilância dos EUA

A China enviou na terça-feira (26/11) unidades de suas...

Lula rebate oposição da França e garante assinar acordo entre Mercosul-UE neste ano

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou...

Com corte de gastos, arcabouço fiscal vai limitar aumento do salário mínimo planejado por governo Lula

O pacote de corte de gastos anunciado pelo governo do presidente...

Mecanização da agricultura familiar é um dos principais resultados da relação Brasil-China, diz Márcio Pochmann

"Essa iniciativa de trazer a experiência chinesa do ponto...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado