Início Bilateral Antes de possível encontro com chanceler da China, Lula elogia sistema educacional...

Antes de possível encontro com chanceler da China, Lula elogia sistema educacional do país

Presidente do Brasil classificou o investimento em educação como 'revolução' para que PIB crescesse no gigante asiático

(Foto: Flickr/Palácio do Planalto)

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, fez elogios ao sistema educacional chinês nesta quinta-feira (18/01) durante uma cerimônia na Bahia, às vésperas de seu possível encontro com o Wang Yi, ministro das Relações Exteriores do gigante asiático nesta sexta (19/01).

“A China tinha um PIB menor que o do Brasil, era um país muito pobre. Qual foi a revolução que aconteceu? Primeiro, investimento em educação”, afirmou o mandatário brasileiro. Em 2023, o Produto Interno Bruto do país cresceu 5,2%, ultrapassando as estimativas do governo.

“A quantidade de chineses estudantes de engenharia no mundo inteiro é muito maior do que temos dentro do Brasil. Aqui, nunca se pensou no ensino como uma coisa essencial”, comparou Lula.

O presidente fez um discurso durante um ato de implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, um projeto com a participação da Força Aérea Brasileira (FAB).

Lula iniciou um roteiro pelo Nordeste e nesta sexta visitará a capital cearense Fortaleza, onde pode ter um encontro com o chanceler chinês, segundo disse uma fonte do Planalto consultada pela ANSA. No entanto, a reunião entre Lula e Wang Yi ainda não foi confirmada oficialmente.

Em vista do cinquentenário do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China, o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, iniciou nesta quinta-feira (18/01) uma visita à Brasília, onde foi recebido pelo chanceler Mauro Vieira, no Itamaraty. 

(*) Com Ansa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Aceitar Notificação OK Não, Obrigado