À medida que o Ano Novo Chinês se aproxima, o mundo se prepara para ser cativado pela Gala do Festival da Primavera do Grupo de Mídia da China (CMG, da sigla em inglês ) de 2024.
O espetáculo é reconhecido pelo Guinness World Records como o programa de televisão de maior audiência mundialmente.
Este ano, o Ano Novo Chinês cai no dia 10 de fevereiro. Ao todo, os chineses festejam durante 16 dias e começam os preparativos em janeiro.
A CMG vai celebrar também o 40º aniversário do evento que já se tornou uma tradição cultural anual e promete levar alegria e celebração à comunidade chinesa espalhada por todo o planeta.
Nesta edição a programação vai oferecer um espetáculo audiovisual sem precedentes para o público internacional.
A gala, que incluirá apresentações de canto, dança, ópera, esquetes cômicas e acrobacias, tem o objetivo de refletir a essência da vida cotidiana do povo chinês e proporcionar uma plataforma para pessoas de diversas origens expressarem suas esperanças e sonhos para o futuro.
O evento está marcado para o dia 9 de fevereiro de 2024, às 20h (horário de Pequim) e promete ser “o destaque televisivo global do ano”.
Espectadores de todo o mundo são convidados a reservar esta data e se preparar para serem deslumbrados por uma noite de performances estelares que celebram a rica cultura e tradição chinesas.
Mascote “Long Chenchen”
Em um mergulho profundo na rica tapeçaria cultural da China, o mascote da Gala do Festival da Primavera de 2024, ano do Dragão, simboliza a essência espiritual e cultural milenar da nação.
Incorporando a imagem do dragão, um ícone venerado em diversas esferas como literatura, arte, folclore, arquitetura, vestuário e pintura, o design do mascote celebra os auspícios de boa sorte, paz e felicidade.
Este ano, o mascote “Long Chenchen” busca sua inspiração na venerável cultura tradicional chinesa, evocando uma ressonância emocional profunda com a vida contemporânea.
Mais do que representar a mística figura do dragão zodiacal, ele reflete o espírito resiliente e aspiracional do povo chinês na modernidade.
O design de “Long Chenchen” destaca-se pelo uso inovador do nariz de dragão antigo, elemento inspirado no artefato turquesa em forma de dragão descoberto no sítio arqueológico de Erlitou, em Yanshi, Henan.
A estrutura dorsal do dragão e o padrão ventral remetem aos registros mais antigos do termo “China”, com referências às decorações de quatro costelas da porta e aos padrões de nuvens e trovão do He Zun da Dinastia Zhou Ocidental, além das ornamentações em cobre com padrões de nuvens do Museu Henan, que adornam as sobrancelhas e ombros do dragão.
Esses elementos, ricamente detalhados, conferem ao mascote um fascínio antiquado e uma singularidade que realçam seu apelo e charme.