Na terça-feira, a gigante chinesa de tecnologia Alibaba lançou o Qwen3, a mais recente geração de sua família de modelos de linguagem de código aberto (LLM), marcando a estreia da empresa em modelos de raciocínio híbrido.
A série Qwen3 conta com seis modelos densos e dois modelos Mixture-of-Experts (MoE), oferecendo a flexibilidade necessária para criar aplicações de próxima geração em dispositivos móveis, óculos inteligentes, veículos autônomos, robótica e muito mais.
Todos os modelos estão disponíveis para download gratuito em todo o mundo.
De acordo com a Alibaba, os modelos Qwen3 podem alternar entre o modo de raciocínio para tarefas complexas e em múltiplas etapas, como matemática, programação e dedução lógica, e o modo não-raciocínio para respostas rápidas e gerais.
Desde seu lançamento, a família de modelos Qwen já registrou mais de 300 milhões de downloads em todo o mundo.
A China possui uma forte demanda por LLMs, com vários produtos, como o DeepSeek, o ERNIE da Baidu e o Doubao da ByteDance, sendo desenvolvidos. Dados indicam que, até 2024, quase 200 modelos de IA generativa haviam sido registrados e lançados para serviço na China, com mais de 600 milhões de usuários registrados.