Nesta terça-feira (4), a Secretaria de Relações Internacionais do município de São Paulo, liderado pelo secretário Aldo Rebelo, recebeu a Associação de Caridade da Comunidade Chinesa do Brasil. Na ocasião, a associação foi parabenizada pela doação de 200 mil reais em produtos de primeira necessidade para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A reunião contou também com a presença de importantes figuras políticas como Cândido Vaccarezza, Ricardo Gomyde e o presidente da Associação Chinesa Wenzhou do Brasil, Fernando Zhu.
Durante o evento, Aldo Rebelo enalteceu as profundas afinidades entre Brasil e China, destacando a China como o principal destino das exportações brasileiras e a importância da COSBAN. Ele ressaltou a significativa cooperação entre os dois países na área de ciência e tecnologia, mencionando a fabricação conjunta de satélites, conhecidos na China como “Longa Marcha”, e enfatizou a responsabilidade diplomática compartilhada por ambos em um mundo “repleto de tensões”.
Rebelo destacou ainda que, ao contrário de muitas potências, Brasil e China nunca foram coloniais nem fizeram guerras de agressão, focando no desenvolvimento interno sem impedir o progresso de outras nações.
A cidade de São Paulo, como o maior centro financeiro e comercial do país, abriga a maior comunidade chinesa, fortalecendo ainda mais os laços entre as cidades chinesas e São Paulo. O secretário agradeceu pela visita, sublinhando a importância da relação entre a Secretaria de Relações Internacionais de São Paulo e as comunidades chinesas, e reforçou o compromisso contínuo de colaboração e apoio mútuo.