Daqui 27 dias será realizada a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing 2022. Nos Jogos de Verão de 2008, os chineses entregaram uma das melhores cerimônias olímpicas da história e o diretor daquela abertura, Zhang Yimou, novamente será o responsável pela festa de inauguração dos Jogos.
Em entrevista a agência de notícias Xinhua, Zhang comentou sobre a Cerimônia de Beijing 2022. De acordo com o diretor, a Cerimônia será mais simples e curta, devido à pandemia de Covid-19. “Nós sabemos que não podemos repetir Beijing 2008, então estamos trabalhando para fazer diferente. Estamos em uma época distinta e a perspectiva do público também mudou”, afirmou.
Simples, seguro e esplêndido
Por causa das restrições da pandemia de Covid-19, a Cerimônia será mais curta e menos luxuosa. A ideia de Zhang Yimou é fazer uma festa “esplêndia, mas relativamente simples e segura”. O evento tem a duração estimada em 1 hora e 40 minutos e cerca de 3000 artistas no palco do Estádio Ninho do Pássaro. Como comparação, em 2008, a Cerimônia de Abertura durou quase 4 horas e teve 15000 atores participando do espetáculo.
Um dos principais mistérios de toda Cerimônia de Abertura é quem irá acender a pira olímpica e como. Em 2008, o ginasta Li Ning foi içado por cabos e voou pelo Estádio Olímpico para acender a pira. Para 2022, Zhang Yimou não entregou o jogo, mas disse que teve uma ideia ousada, sem precedente nos mais de 100 anos dos Jogos Olímpicos. “Será uma surpresa e espero que as pessoas gostem”, comentou o diretor.