Desenho e corte, costura manual, enchimento com plumas… Em uma fábrica de revitalização rural na vila de Huji, distrito de Mudan, cidade de Heze, província de Shandong, a produção de brinquedos de pelúcia tradicionais está a todo vapor. Dezenas de trabalhadores estão ocupados, cortando, costurando e enchendo os brinquedos. O local opera como uma linha de produção completa, onde centenas ou até milhares de brinquedos de pelúcia são fabricados diariamente.
Nos últimos anos, a vila de Huji, localizada no distrito de Mudan, tem se apoiado em projetos de patrimônio cultural intangível, como o processamento de peles, para impulsionar o desenvolvimento de produtos “Feitos à Mão em Shandong”. A vila tem incentivado ativamente as empresas a adotarem a marca “Feitos à Mão em Shandong” para padronizar e industrializar a produção, aumentando assim a eficiência de fabricação. Atualmente, os comerciantes estrangeiros apenas compartilham imagens dos requisitos locais, e os produtos de artesanato em pele são projetados e produzidos proporcionalmente. Devido a essa adaptação às tendências e às demandas dos clientes, os produtos de brinquedos de pele têm ganhado popularidade entre os comerciantes estrangeiros, se tornando uma das indústrias de exportação locais e destacando o processamento de peles como uma das indústrias características da vila de Huji.
A popularidade dos tradicionais brinquedos de pelúcia feitos à mão na vila de Huji impulsionou o emprego local, proporcionando um aumento significativo na renda para os moradores. Atualmente, mais de 400 residentes locais foram empregados, com um aumento médio de cerca de 50.000 yuans por ano na renda individual. A oficina de produção de peles está localizada na aldeia de Dongmagai, reduzindo consideravelmente o tempo de deslocamento dos funcionários. Anteriormente, os moradores que trabalhavam em outras cidades tinham dificuldades em lidar com as responsabilidades familiares, mas agora, com a fábrica à porta de casa, podem cuidar da família e aumentar a renda simultaneamente, tornando a vida e o trabalho mais convenientes.
“Para desenvolver a indústria criativa, a chave é cultivar bons herdeiros.” Para garantir que as habilidades artesanais não se percam e continuem a se aprimorar, a vila selecionou pessoas com habilidades excepcionais para formar uma equipe de mentores, estabelecendo assim um modelo de desenvolvimento industrial baseado na “transmissão mestre-aprendiz”. Na oficina da empresa de produtos de pele, os mestres na produção de peles explicam o processo de fabricação dos produtos de pele, permitindo que mais “sangue novo” (novato) se junte à herança da indústria artesanal tradicional, a revitalizando com uma nova vitalidade.
A seguir, a vila de Huji continuará a integrar a marca local de turismo cultural “O Berço do Augusto Fuxi, A Terra Natal dos Imperadores Yao e Shun”, aproveitando a base da indústria de peles para desenvolver produtos culturais e criativos distintos. Também intensificará as atividades de promoção para alcançar o desenvolvimento conjunto dos setores secundário e terciário, impulsionando o progresso econômico local.