A China faz encontro multilateral com países da ASEAN para discutir sobre crise de Mianmar e novas cooperações

Os esforços da China para fortalecer as relações ocorrem no momento em que enfrenta o novo governo do presidente dos EUA, Joe Biden. Ele também encontra suas atividades Indo-Pacífico sob o olhar atento do Diálogo de Segurança Quadrilateral, ou Quad, envolvendo os EUA, Japão, Índia e Austrália.

O ministro das Relações Exteriores da Singapura, Vivian Balakrishnan a esquerda e na direita ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

A China é o foco de uma onda de diplomacia nesta semana, com chanceleres de Singapura, Malásia, Indonésia, Filipinas e Coréia do Sul fazendo visitas sucessivas em um cenário de crise em Mianmar e aumento das tensões sino-americanas.

O ministro das Relações Exteriores de Singapura, Vivian Balakrishnan, se reuniu na quarta-feira com seu homólogo chinês Wang Yi, na província de Fujian, no sul da China, onde muitos chineses de etnia que vivem no sudeste asiático traçam suas raízes.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores de Singapura durante a reunião, os dois ministros “trocaram opiniões sobre desenvolvimentos regionais e internacionais”. Sobre a crise de Mianmar, eles “pediram uma desaceleração da situação, o fim da violência e o início de um diálogo construtivo entre todas as partes”, disse o comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores da China, em um comunicado separado, confirmou que os ministros haviam discutido sobre Mianmar.

O ministro Wang Yi descreveu Mianmar como um membro importante da família da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). Ele disse estar satisfeito em ver e apoiar os esforços do bloco para manter seu princípio de “não interferência” e desempenhar um papel positivo na promoção da estabilidade da situação em Mianmar por meio da “abordagem ASEAN”, de acordo com o comunicado da China.

O ministro das Relações Exteriores da Malásia, Hishammuddin Hussein a esquerda e na direita ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi.

O ministro das Relações Exteriores da Malásia, Hishammuddin Hussein, visitou a China na quinta e na sexta-feira. Ele e Wang Yi devem discutir “uma série de questões regionais e internacionais de interesse mútuo”. Durante o encontro o Ministro Hishammuddin chamou o Ministro Wang Yi de “Meu irmão mais velho” e que Malásia e a China sempre serão nações irmãs.

Na quarta-feira, na véspera de sua viagem, Hishammuddin twittou que tinha acabado de “discutir questões internacionais e regionais” com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, por telefone, incluindo Mianmar e o Mar da China Meridional.

O ministro das Relações Exteriores da da Indonésia, Retno Marsudi a esquerda, no centro o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, e a direita Ministro do Comercio da indonésia, Muhammad Lutfi.

A Ministra das Relações Exteriores da Indonésia, Sra.Retno Marsudi junto do Ministro do Comércio da Indonésia, Muhammed Lufti e Ministro dos Estatais da Indonésia, Erick Thohirencontrou, encontrou com o Ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, ambos os lados discutiram sobre o andamento do Plano do Cinturão e Rota, Poros Maritim Dunia (PMD), acelerar o projeto do trem de alta velocidade da Indonésia, reativar os motores da economia local e fortalecer a cooperação nas áreas do 5G, economia digital, big data, computação em nuvem e cidades inteligentes.

ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul, Chung Eui-yong

O ministro das Relações Exteriores da Coréia do Sul, Chung Eui-yong, por sua vez, viajou nesta sexta-feira para a China, antes da sua partida deu entrevista dizendo que sua viajem tem como objetivo principal a importância na colaboração da China para a manutenção da paz na península Coreana. Ano que vem será o 30° aniversário das relação diplomáticas China-Coréia do Sul, e ambos os lados estudam ampliação de projetos de cooperação.

Esta é sua primeira visita oficial fora do país após sua nomeação, escolheu a China como a sua primeira visita oficial, devido importância das relações diplomáticas com o país vizinho. Chung Eui-yong ainda recebeu os Ministros dos EUA e da Rússia alguns dias atrás e promete que em breve fará uma visita ao Ministro das Relações do Exterior do Japão.

Beijing está ansiosa para fortalecer os laços com a ASEAN, apesar das disputas territoriais do Mar da China Meridional com vários membros. Em seu briefing na terça-feira, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, disse que a China “espera intensificar a comunicação com os países da ASEAN” em questões regionais e internacionais, fortalecer a “confiança mútua estratégica”, aprofundar os esforços conjuntos contra a pandemia e impulsionar a cooperação em Cinturão e Rota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui