Mídia internacional visita zona de cooperação da OCS em Qingdao em busca de novos caminhos para o comércio regional

Plataforma “one-stop” e base de e-commerce da Rota da Seda mostram como a cidade chinesa usa inovação digital para integrar mercados da Eurásia

A delegação de imprensa visitou a Plataforma Integrada de Serviços Econômico-Comerciais da Organização de Cooperação de Xangai (OCX). (Foto: Zhang Xiaopeng)

Em 21 de novembro, a série de visitas “Novo elo da Rota da Seda · Novas oportunidades na Organização de Cooperação de Xangai (OCS)” prosseguiu na Zona-Demonstração de Cooperação Econômica e Comercial Local China–OCS, em Qingdao. Jornalistas de países como Coreia do Sul, Egito, Costa do Marfim, França, Chipre e Brasil conheceram de perto o funcionamento da Plataforma Integrada de Serviços de Comércio da OCS e do centro integrado de serviços de “e-commerce da Rota da Seda”, em busca das novas soluções que estão impulsionando o comércio regional.

Como primeiro serviço público nacional voltado à cooperação econômica e comercial local com os países da OCS, a Plataforma Integrada concentra-se em resolver entraves do comércio internacional e do investimento. O sistema oferece às empresas um pacote completo que integra “comércio + desembaraço aduaneiro + logística + serviços financeiros”, cobrindo todo o ciclo da operação e conectando negócios da China aos mercados da Eurásia. Segundo os responsáveis, o maior diferencial é o serviço “one-stop”: com uma única conta, a empresa consegue ir da prospecção de clientes ao recebimento dos pagamentos. O sistema de combinação inteligente de oportunidades já viabilizou cerca de 11 mil contatos comerciais, enquanto a plataforma financeira permite liquidações em mais de dez moedas, reduzindo custos e riscos cambiais.

Na margem da baía de Jiaozhou, uma “nova correia” da Rota da Seda toma forma, tendo a tecnologia digital como aceleradora da cooperação. Em uma área de 5 quilômetros quadrados, a base integrada de serviços de “e-commerce da Rota da Seda” reúne operações de exposição, logística, finanças e formação de talentos. Desenvolvido em conjunto pelo Grupo SCO Holdings e pelo Grupo Transfar, o espaço se consolidou como uma ponte de comércio digital entre a China e os países participantes da Iniciativa Cinturão e Rota.

No “centro digital de seleção de produtos” da base, grandes painéis eletrônicos exibem em tempo real os dados das transações transfronteiriças: chocolates da Rússia, mel do Cazaquistão, componentes inteligentes da China e centenas de outros itens. Mais de mil produtos de cerca de 20 países são apresentados simultaneamente em formatos on-line e off-line. De acordo com a coordenação do projeto, o papel do centro é atuar como um “super curador” para o e-commerce transfronteiriço, integrando recursos de importantes polos industriais chineses e ajudando empresas a escolher, adaptar e lançar produtos para o mercado internacional.

A delegação de imprensa visitou a base integrada de serviços de “e-commerce da Rota da Seda”. (Foto: Zhang Xiaopeng)

Da simplificação de procedimentos públicos à digitalização do comércio exterior, passando pela logística eficiente e pela formação de clusters industriais, a Zona-Demonstração da OCS aposta em inovação institucional e construção de plataformas para liberar novas forças no intercâmbio econômico. A iniciativa busca oferecer soluções replicáveis para a cooperação sob o guarda-chuva da OCS, tornando Qingdao um hub estratégico para conectar mercados, serviços e pessoas ao longo da Rota da Seda moderna.

A programação da mídia internacional em Qingdao tem duração de três dias e é organizada pelo Departamento de Publicidade do Comitê Municipal do Partido de Qingdao e pela sucursal de Shandong da Agência de Notícias da China. O objetivo é apresentar ao público global os resultados e as oportunidades geradas pela Zona-Demonstração de Cooperação Econômica e Comercial Local China–OCS, reforçando a imagem de Qingdao como cidade-chave nas parcerias entre a China e os demais países-membros da organização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui