A 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) é realizada de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém, capital do estado do Pará, no Brasil. A convite da Secretaria da Convenção-Quadro e do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente da China, o secretário do Comitê do Partido do Condado Autônomo de Baoting da etnia Li e da etnia Miao, na província de Hainan, Mu Kerui, participou na manhã do dia 17 (horário local) de um evento paralelo do “China Corner” com o tema “Construir em conjunto cidades verdes, de baixo carbono e belas”, onde fez uma apresentação sobre a experiência do condado.
Em seu discurso, Mu Kerui compartilhou as práticas de Baoting para promover um desenvolvimento verde, de baixo carbono e sustentável a partir de cinco dimensões: desenvolvimento industrial, estilos de vida, construção urbana, gestão ecológica e governança social. Ele também apresentou o andamento da construção da Zona de Cooperação para Inovação Digital Verde China–Europa (Baoting), utilizando o caso do condado para mostrar ao mundo como governos de base da China vêm explorando ativamente caminhos para enfrentar as mudanças climáticas. Essas experiências oferecem um “exemplo local” vivo para a comunidade internacional compreender o processo de construção da civilização ecológica chinesa e, ao mesmo tempo, refletem o papel assumido pelo governo chinês na agenda climática global.
Durante o evento, foram exibidos continuamente vídeos promocionais sobre o Porto de Livre Comércio de Hainan e sobre Baoting, enquanto materiais culturais e criativos do condado eram distribuídos aos convidados de diversos países, abrindo uma janela para que o público estrangeiro conheça melhor tanto Hainan quanto Baoting. Aproveitando a presença em Belém, Mu Kerui também visitou o chefe da delegação chinesa na COP30, o vice-ministro do Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, Li Gao, e o enviado especial da China para assuntos de mudança do clima, Liu Zhenmin.
Li Gao parabenizou Baoting pela participação no evento paralelo do “China Corner” e pela troca de experiências, destacando que a China é um participante ativo e um importante contribuidor para a governança climática global. Na avaliação dele, o relato de Baoting sobre a construção de “cidades verdes, de baixo carbono e belas” em nível de condado mostrou ao mundo a ação concreta dos governos locais chineses frente à mudança do clima, oferecendo “sabedoria chinesa” e “soluções chinesas” ao debate internacional.
Liu Zhenmin afirmou que a China sempre foi um país de ação na agenda climática, buscando equilibrar simultaneamente proteção ambiental, crescimento econômico e bem-estar social. Para ele, a trajetória de desenvolvimento verde, de baixo carbono e sustentável de Baoting é uma expressão concreta dessa filosofia. O enviado especial declarou acreditar que o condado saberá aproveitar suas vantagens próprias e continuará alcançando resultados ainda mais significativos na área. De acordo com as informações oficiais, a série de eventos paralelos do “China Corner” se estende até o dia 20, com temas que incluem “Civilização ecológica e prática da ‘Bela China’”, “Desenvolvimento de alta qualidade do mercado de carbono da China e compartilhamento de experiências”, “Caminho para a neutralidade e o pico de carbono na China” e “Transição energética e desenvolvimento de novas energias na China”. Baoting participa como o governo local em nível de condado convidado a falar nessa programação.













