Agência de Notícias China-Brasil, 18 de agosto — Representantes da mídia chinesa no exterior vindos de 20 países e regiões, incluindo Brasil, Canadá, Itália, Japão, Alemanha e Egito, realizaram recentemente uma atividade de três dias de entrevistas na Prefeitura Autônoma Cazaque de Yili, em Xinjiang.
No dia 16, a delegação visitou o bairro Kazanchi, na cidade de Yining, onde vivenciaram o folclore local, assistiram a apresentações de danças e músicas tradicionais, provaram o autêntico sorvete artesanal de Yili e registraram momentos do cotidiano da população por meio de suas câmeras.

Em seguida, o grupo esteve na comunidade rural de Wuzhongbulake, no condado de Zhaosu, onde visitaram a “Casa dos Compatriotas no Exterior” e pontos de visita domiciliar comunitária, conhecendo práticas locais de apoio e serviços aos cidadãos de origem chinesa.
No dia 17, a delegação visitou o Centro Cultural da Porta Nacional de Khorgos e o Centro Internacional de Cooperação Fronteiriça China-Cazaquistão em Khorgos, vivenciando de perto a vitalidade do desenvolvimento das zonas de fronteira.
Em Huocheng, os jornalistas conheceram o Museu de Lavanda da Princesa Jieyou e a antiga Residência do General de Yili, aprendendo mais sobre o contexto histórico e os esforços de preservação cultural da região.
O roteiro incluiu ainda a área cultural e folclórica da Rua Liuxing, em Yining, onde a delegação pôde observar o desenvolvimento integrado de cultura e turismo, além de sentir a força da inovação na preservação das tradições multiétnicas.

Wang Guanlun, editor-chefe do portal australiano Yeeyi.com, destacou que a viagem não apenas lhe permitiu compreender a diversidade natural e cultural de Xinjiang, como também deixou forte impressão sobre a vitalidade do comércio transfronteiriço em Khorgos.
A atividade possibilitou que os representantes da mídia chinesa no exterior compreendessem Yili sob múltiplas perspectivas e, por meio de suas próprias plataformas, compartilhassem as histórias da região com o mundo.
