China passa a ocupar segunda posição no ranking global de soft power

O relatório aponta que esse avanço se deve à promoção da Iniciativa Cinturão e Rota

Global Soft Power Index (GSPI, em inglês), um índice que classifica os países segundo seu soft power (poder brando) teve sua edição de 2025 publicada nesta quinta-feira (20) em Londres, capital do Reino Unido. O documento indica que a China subiu do terceiro para o segundo lugar, em comparação com o ano passado. Os Estados Unidos mantiveram a primeira posição, enquanto Reino Unido, Japão e Alemanha ocuparam do terceiro ao quinto lugar, respectivamente.

De acordo com esse relatório, divulgado pela consultoria britânica Brand Finance, desde o início de 2024, a China apresentou um crescimento significativo em seis dos oito pilares do poder brando, e em dois terços dos indicadores específicos. O relatório aponta que esse avanço se deve à promoção da Iniciativa Cinturão e Rota, ao fortalecimento do desenvolvimento sustentável e ao aumento contínuo da influência das marcas chinesas no cenário internacional.

Brand Finance realizou pesquisas com mais de 170 mil entrevistados em mais de 100 países para avaliar a imagem global dos 193 Estados-membros da ONU, tornando este um dos levantamentos mais abrangentes sobre a percepção de marcas nacionais no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui