A China está desenvolvendo um novo conceito alimentar para futuras missões de exploração espacial profunda, visando garantir que os astronautas tenham refeições não apenas nutritivas, mas também variadas, segundo o China Daily, parceiro da TV BRICS.
Pesquisadores estão desenvolvendo técnicas para servir a culinária chinesa no espaço, permitindo que os astronautas apreciem “os sabores da comida caseira”, disse Li Yinghui, cientista do Centro de Pesquisa e Treinamento de Astronautas da China.
“Vários alimentos funcionais espaciais com efeitos antioxidantes, suporte imunológico, alívio da fadiga e regulação do microbioma intestinal foram desenvolvidos para melhorar a adaptação dos astronautas em órbita”, acrescentou Yinghui.
No futuro, a China planeja desenvolver tecnologia de preparo de alimentos no espaço para possibilitar uma vida de longo prazo fora da Terra e ajudar os astronautas a lidar com problemas fisiológicos causados pela ausência de gravidade e pela radiação, mantendo-os saudáveis durante missões com duração superior a 180 dias.