A China é o país com o maior crescimento em recursos florestais e a maior área de floresta artificial do mundo. Desde 2000, é líder mundial no aumento do verde do planeta e contribui com cerca de um quarto das novas áreas verdes do mundo.
De 2012 a 2021, a potência asiática plantou 64 milhões de hectares de árvores, com sua taxa de cobertura florestal aumentando para 24%.
O plantio de árvores é uma tradição que persevera há séculos entre os chineses durante o Festival de Qingming, neste ano celebrado entre os dias 4 e 6 de abril. A celebração da Primavera ocorre no primeiro dia do quinto termo solar do calendário lunar chinês.
Também chamado de Dia da Varredura de Túmulos, é uma celebração tradicional chinesa em que as pessoas prestam homenagem aos falecidos e celebram os antepassados, além de realização de atividades ao ar livre e passeios turísticos.
Dia Nacional do Plantio de Árvores
Desde 1979 o país celebra o Dia Nacional de Plantio de Árvores da China no dia 12 de abril. O presidente Xi Jinping participa dessa atividade há décadas. Neste ano ele participou dessa tradição de forma antecipada, na quarta-feira (3).
Xi participou de uma atividade voluntária de plantio de árvores em um parque florestal no distrito de Tongzhou, em Pequim, capital nacional da China. Na ocasião, ele pediu esforços em todo o país no reflorestamento para construir conjuntamente uma China bonita.
“Para tornar a China mais verde, devem ser feitos esforços para avançar no reflorestamento em larga escala, expandir os canais para transformar as águas e montanhas do país em ativos inestimáveis, com ênfase tanto na qualidade quanto na eficiência, e fortalecer a proteção dos recursos florestais e de pastagens com um trabalho anti-incêndio sólido”, observou Xi.
O presidente chinês disse ainda que a atividade de plantio de árvores tem como objetivo chamar todas as pessoas para agir e participar dos esforços de plantio de árvores e reflorestamento para adicionar um tom mais verde à construção do país.
No local do plantio, Xi acenou para a multidão para estender cumprimentos e depois pegou uma pá para se juntar à atividade. Ele plantou mudas de vários tipos de árvores.
Enquanto plantava as árvores, ele também perguntou às crianças no local sobre seus estudos, vida e participação em trabalhos e esportes. Ele enfatizou que as crianças precisam se envolver em trabalhos e reflorestamento desde a infância e desenvolver sua consciência de reverenciar e amar a natureza.
Ele também pediu aos alunos que estudem com afinco, construam seus corpos e se tornem o alicerce do país.
Durante conversas com autoridades e moradores no local, Xi disse que este ano marca o 45º aniversário do estabelecimento do Dia Nacional de Plantio de Árvores da China, e o povo chinês tem se dedicado ao plantio de árvores e reflorestamento, alcançando realizações notáveis.
No entanto, a escassez de recursos florestais ainda é um problema proeminente no país, afirmou Xi, instando ao trabalho árduo de geração em geração para resolvê-lo.
Xi pediu ainda mais esforços para avançar no Programa de Cinturão Verde da Três-Nortes para fortificar a Grande Muralha Verde no norte da China, instando a mobilização de forças de todos os círculos.
Tradição desde a juventude
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, compartilhou uma postagem no X (antigo Twitter) em que registra o plantio de árvores por Xi Jinping desde a juventude.
“Desde sua participação na reparação de canais de água há décadas até o plantio voluntário de árvores este ano, essa ação habitual do presidente Xi permanece inalterada. Vem do povo, com o povo e defendendo as virtudes dos trabalhadores”, escreveu.
Esforço da China para o reflorestamento
Ao longo das últimas décadas, os esforços de arborização da China têm sido frutíferos e visíveis, com montanhas áridas sendo transformadas em exuberantes e desertos em oásis.
Por trás do notável progresso ecológico está a abordagem da China para a preservação ambiental. O Dia Internacional das Florestas deste ano, em 21 de março, teve como tema “Florestas e Inovação: Novas Soluções para um Mundo Melhor”. Para construir um mundo bonito, pode ser inspirador aprofundar-se nos métodos e práticas da China na preservação das florestas.
Sistemas de políticas inovadoras desempenham um papel fundamental. Para criar um sistema de conservação ecoambiental, a China fortaleceu o Estado de Direito, intensificou a supervisão e gestão e melhorou os mecanismos baseados no mercado. Ao mesmo tempo, o país acelerou a construção de uma economia verde, circular e de baixo carbono.
Em um novo mecanismo, o país tem quase 1,2 milhão de chefes de floresta nos níveis provincial, prefeitural, municipal, de condado, de município e de vila. Esses indivíduos são encarregados de liderar o trabalho de proteção de recursos florestais e de pastagens em áreas designadas.
Sistemas de áreas protegidas na China
Enquanto isso, a China está desenvolvendo um sistema de áreas protegidas com parques nacionais como principal sustentação, apoiado por reservas naturais e complementado por parques naturais. O país criou sua primeira leva de cinco parques nacionais.
Práticas de preservação sustentável também foram exploradas. Em áreas florestais-chave de propriedade estatal na província de Heilongjiang, nordeste da China, onde há uma proibição comercial de exploração madeireira há uma década, o desenvolvimento de produtos florestais como fungos e ervas medicinais, bem como o turismo, aumentou a renda dos trabalhadores florestais. No ano passado, a China registrou 2,5 bilhões de viagens de ecoturismo.
O desenvolvimento verde da China ajudou a expandir as áreas verdes de seu próprio território e da Terra. A abordagem da China para o desenvolvimento verde inspira o desenvolvimento global, especialmente no contexto das mudanças climáticas.