Nos últimos dias, no Parque Tecnológico da Universidade de Heze, que faz parte da Academia de Belas Artes da China, várias crianças do ensino fundamental estavam reunidas na sala de escultura de massa, observando um idoso “brincar com a massa”. Era possível ver que nas mãos do idoso, os diversos tipos de massas na caixa eram moldados, amassados, torcidos e modelados, e em pouco tempo, pequenos animais vívidos e encantadores surgiam. Os colegas emitiam suspiros de admiração, pedindo para que fossem moldados personagens como Zhu Bajie, Sun Wukong (personagens importantes na novela Jornada ao Oeste) e várias outras figuras adoradas.
Este senhor é o representante hereditário do Patrimônio Cultural Imaterial Nacional “Escultura de Massa de Caozhou”, a professora Chen Sujing, que também é a quinta geração do herdeiro da arte de escultura de massa do estilo de Li. A professora Chen mencionou que a história de desenvolvimento da escultura de massa é bastante antiga. Em 1853, os artistas de escultura de arroz, Wang Qingyuan e Guo Xiangyun, viajaram de Yiyang, Jiangxi, para Heze, colaborando com os artistas locais de flores, Hao Sheng e Yang Baisi, para combinar as técnicas de escultura de arroz e arte floral. Em 1920, muitos artistas de escultura de massa viajaram por todo o país, indo até Moscou, Malásia, Indonésia e outros lugares para apresentações, sendo calorosamente recebidos pelos amigos internacionais. Após a Revolução de Libertação, a arte da escultura de massa recebeu um forte apoio dos governos em todos os níveis, continuando a se desenvolver ainda mais.
Segundo relatos, o sogro da professora Chen é o mestre nacional de artesanato Li Fangqing, conhecido por suas habilidades extraordinárias e obras expressivas, algumas das quais estão em exposição na galeria de esculturas de massa. Atualmente, a arte de escultura de massa do estilo de Li passou por seis gerações, com melhorias contínuas nos materiais e integração das obras com a época. Além de preservar as técnicas fundamentais, a arte inova em suas formas de expressão. Ao mesmo tempo, participa ativamente de atividades como “Patrimônio Cultural Imaterial nas Escolas”, promovendo constantemente o avanço da “Escultura de Massa de Caozhou” e permitindo que mais pessoas conheçam essa herança cultural imaterial, experimentando a excelência da cultura tradicional chinesa.