back to top
18.5 C
São Paulo
sexta-feira - 18 outubro 2024 - 00:11

Embaixador da China diz que pedirá liberação do IFA para CoronaVac

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, vai voltar a pedir ao governo chinês a liberação dos insumos necessários para a retomada da produção da vacina CoronaVac no Brasil.

Doria participou de uma reunião nessa quarta-feira (12) com o embaixador chinês e disse que o laboratório Sinovac, que desenvolveu a vacina na China, teria 10 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) prontos para serem enviados.

O volume seria suficiente para a produção de 18 millhões de doses da CoronaVac pelo Instituto Butantan. Mas o IFA só pode ser enviado quando o governo chinês autorizar a remessa.

Já o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse que a previsão de que o IFA seria enviado nessa quinta-feira pelo laboratório Sinovac, não vai ser cumprida e, por enquanto, não foi definida uma nova data para a entrega do insumo.

O Ministério das Relações Exteriores publicou uma nota afirmando que as autoridades chinesas têm dito que eventuais atrasos nas entregas não são intencionais e decorrem da alta demanda dos insumos chineses pelo mundo todo.

Atualmente, cerca de 70% das vacinas aplicadas contra covid-19 no Brasil são produzidas pelo Instituto Butantan com o IFA chinês. Já o IFA para a produção da vacina Oxford/AstraZeneca pela Fiocruz é produzido pela China, mas também é fabricado pela Índia.

Nessa quarta-feira o Instituto Butantan entregou o último lote com 1 milhão de doses da CoronaVac, do total de 46 milhões comprados pelo Ministério da Saúde. Agora, precisa começar a produção de outros 54 milhões de doses para cumprir o segundo contrato assinado com a pasta. A promessa é entregar uma nova remessa de vacinas já na semana que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,4558
CNY
0,7773
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Explorando a Academia Bailudong em Jiangxi: Sentindo a Herança Milenar da Antiga Academia

A renomada Academia Bailudong está situada na encosta sudeste...

Apagão em São Paulo: prejuízo ao comércio ultrapassa R$ 1,6 bilhão

A incompetência da Enel em restabelecer o fornecimento de energia...

Tumba de 5 mil anos é descoberta na China

Arqueólogos descobriram uma tumba de cerca de 5 mil...

Governo brasileiro dá 3 dias à Enel para resolver apagão em São Paulo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deu...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado