Recentemente, na aldeia de Zhouji, na localidade de Dahuangji, no distrito de Mudan, na cidade de Heze, na província de Shandong, é possível ver os moradores ocupados em todos os lugares. Quase todas as casas têm fileiras de tábuas dispostas ordenadamente do lado de fora, e o som das máquinas funcionando é como uma canção agradável e cativante.
“O nosso vilarejo é conhecido na região como uma vila especializada na fabricação de cabos de escova, e tem a reputação de ser a ‘Vila Líder na Produção de Cabos de Escova no Norte do Rio’”, de acordo com Zhou Deyun, secretário do partido da aldeia de Zhouji. Ele explicou que das mais de 530 famílias na aldeia, 80% dos moradores estão envolvidos na fabricação de cabos de escova, com fábricas de processamento de todos os tamanhos operando uma ao lado da outra.
Segundo informações disponíveis, em 1978, o morador da aldeia, Zhou Yujing, recebeu um pedido de processamento de cabos de escova da empresa de comércio exterior de Changsha, Hunan, e organizou os moradores da aldeia para realizar o processamento. A partir desse momento, os moradores começaram a se envolver na produção de cabos de escova.
“Antes, éramos pequenas oficinas familiares. Agora, temos grandes instalações e máquinas de grande porte, o que aumentou nossa eficiência em quase cem vezes”, disse Zhou Zhenyuan, o gerente da empresa Heze Xingtai Wood Handle Brush Handle Co., Ltd., ao lado da ruidosa máquina de torneamento. Segundo relatos, em 2008, após se formar na universidade, Zhou Zhenyuan retornou à sua aldeia para se envolver na fabricação de cabos de escova. Com o uso de equipamentos de produção modernos, ele rapidamente se tornou um empresário renomado no setor e um líder na aldeia.
Nos últimos anos, os modestos cabos de escova se tornaram a principal indústria de enriquecimento dos moradores. No chão de produção da Heze Hongxu Wood Industry Co., Ltd., o gerente Zhou Jun’an está ocupado. “Embora sejam cabos de escova pequenos, eles envolvem várias etapas, como pintura, serragem, prensagem e inserção…” Zhou Jun’an explicou ao repórter enquanto coordenava o trabalho dos operários.
A indústria de processamento de cabos de escova não apenas fornece empregos para mais de 1.000 moradores na aldeia, mas também atraiu mais de 1.500 moradores das áreas circundantes para trabalhar na aldeia. Os trabalhadores envolvidos na indústria têm uma renda média aumentada em cerca de 40.000 RMB por ano. Zhou Deyun afirmou que até o momento, 139 empresas registradas e empresários individuais da aldeia estão envolvidos na produção de escovas e cabos de escova, que são vendidos não apenas em todo o país, mas também exportados para países do sudeste asiático, Europa e outros lugares. As pequenas escovas e cabos de escova, com um preço médio de cerca de 0,5 RMB cada, geraram um volume de vendas anual total de 140 milhões de RMB, tornando-se uma grande indústria que impulsiona o aumento da renda e a prosperidade dos moradores.