Quebra-gelo de pesquisa da China conclui expedição na Antártica

O quebra-gelo chinês de pesquisa Xuelong 2 (Dragão da Neve 2, em português) concluiu na sexta-feira a 37ª expedição à Antártica, retornando ao porto de Xangai. O navio zarpou em 10 de novembro de 2020 e viajou mais de 36 mil milhas náuticas nos últimos 179 dias.

O Xuelong 2 transportou suprimentos e equipes rotativas para a Estação de Zhongshan e a Estação da Grande Muralha na região. Pesquisas ambientais e do ecossistema marinho foram realizadas durante a viagem.

A equipe também realizou com sucesso uma operações de resgate para membros de expedições antárticas internacionais e reforçou a cooperação no fornecimento de material.

Como um navio quebra-gelo polar e de pesquisa científica desenvolvido de forma independente pela China, o Xuelong 2 tem 122,5 metros de extensão e 22,32 metros de largura, com um deslocamento projetado de quase 14 mil toneladas. Ele pode quebrar gelo continuamente com espessura de até 1,5 metro a uma velocidade de até 3 nós (5,56 km/h).

Antes da expedição, o Xuelong 2 havia concluído uma missão ao Polo Sul e outra ao Polo Norte, desde sua entrega, em julho de 2019.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
4,9826
CNY
0,7432
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Lula critica saída de Flávio Bolsonaro do Brasil após derrota eleitoral; senador chega aos EUA

O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva classificou...

Carros chineses dominam o mercado brasileiro de elétricos enquanto a produção local avança

As fabricantes chinesas ampliam sua participação no mercado brasileiro...

Dilma Rousseff receberá indenização por perseguição e tortura durante a ditadura brasileira

A ex-presidente brasileira Dilma Rousseff receberá uma reparação mensal...

Cores do outono e literatura se encontram na Casa de Alai, em meio às paisagens de tirar o fôlego das Quatro Irmãs

Pico entre nuvens, vales tingidos pelas cores do outono...