back to top
15.4 C
São Paulo
domingo - 19 outubro 2025 - 11:12

China anuncia ajustes no “covid-zero”; restrições serão otimizadas

O Comitê de Prevenção e Controle de doenças do Conselho de Estado chinês emitiu vinte novas orientações para o combate à pandemia do novo coronavírus. As orientações determinadas deverão ser aplicadas à risca por todas as localidades e departamentos da China.

Segundo o texto emitido nesta sexta (11), a China adotou corretamente a política de priorizar a saúde do povo e encontrar soluções internas para as questões postas economicamente. A taxa de transmissão, bem como a de mortalidade, do vírus é bem menor se comparada com outros países do mundo, inclusive o Brasil. Isso se soma ao fato de que a economia chinesa se recupera, conforme verificado no último relatório que atribuiu um crescimento do PIB de 3,9% no terceiro trimestre de 2022.

Na nota assinada pelo PCCh, o Partido reconhece a necessidade de dinamizar o combate à pandemia seguindo orientações científicas, e não a vontade de liberação geral adotada por países do ocidente:

“É necessário adaptar-se às características da rápida disseminação do vírus, responder rapidamente, tomar medidas mais resolutas e decisivas, conter a propagação da epidemia o mais rápido possível, e concentrar-se no combate à guerra de aniquilação da epidemia em áreas chave (…), implementando de forma coordenada a estratégia de “entrada de defesa externa e recuperação interna”, implementando a política de ‘liberação dinâmica’, e coordenando eficientemente a prevenção e controle epidêmico e o desenvolvimento econômico e social de acordo com as exigências de prevenção epidêmica, estabilidade econômica e segurança do desenvolvimento. É preciso melhorar ainda mais a posição política, entender plenamente que otimizar e ajustar medidas de prevenção e controle não é para relaxar a prevenção e o controle (…)”.

Com relação à entrada no país, o número de testes necessários caiu para um teste realizado entre as 48 horas que antecedem o embarque. O tempo de isolamento centralizado caiu de sete para cinco dias, além de três dias de observação médica domiciliar. O número de testes necessários também caiu para dois, realizados no primeiro e no terceiro dia após o contato próximo com algum caso confirmado. Essa regra será o procedimento padrão tanto para moradores locais quanto para estrangeiros que cheguem ao país.

Em caso de regiões de alto risco, o isolamento de pessoas que tiveram contato com casos confirmados deixa de ocorrer em centros de observação e passa a ocorrer em domicílio. Nesses casos, o isolamento se mantém por sete dias. Caso em cinco dias não sejam reportadas novas transmissões, o local passa a ser considerado de baixo risco e o isolamento será restrito àqueles que positivaram em algum dos testes realizados.

Se adiantando para um eventual aumento dos casos, a governança chinesa também determinou o aumento do número de leitos para tratamento de terapia intensiva, bem como a criação de estoques de medicamentos utilizados no tratamento da doença. Além disso, determinaram também uma dinamização centralizada e com rapidez em relação ao esquema vacinal para idosos e pessoas dos grupos de risco.

Leia o texto na íntegra:

https://china.org.br/zh/foram-anunciadas-20-medidas-para-otimizar-ainda-mais-o-trabalho-de-prevencao-e-controle/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,3128
CNY
0,7462
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Quarta Mesa-Redonda Aérea China–Coreia analisa a força da cultura chinesa no jogo Black Myth: Wukong

Nos últimos dias, foi realizada em Shanxian, cidade de...

Secretário transforma praça simbólica em sonho realizado para idosos da aldeia em Xiaoliu

Na vila de Du Hutong, cidade de Xiaoliu, uma...

Centro comunitário em Mudan transforma praça em campo de secagem compartilhado

O Centro de Serviços Partidários e Comunitários da cidade...

China inaugura o maior complexo de energia renovável do mundo, com mais de 400 km de painéis solares

A China deu mais um passo histórico rumo à...