Peixe na sopa azeda da etnia Miao é um prato típico da cozinha Qian(abreviação da província de Guizhou) da China. O peixe é cozido em um caldo azedo, e a delícia tem um sabor picante e azedo.
Como um dos grupos étnicos mais antigos da China, a etnia Miao tem uma cultura de alimentos acidos de milhares de anos. Devido ao terreno acidentado e ao clima úmido, o sal era muito escasso na antiga região de Qian. Mas é esta “situação difícil” que tem levado o Miao a encontrar gradualmente uma forma de “substituir sal por ácido”, o que não só retarda a perda de iões de sódio no corpo, mas também acrescenta mais um novo sabor à vida nas montanhas.
Na vila da etnia Miao de Qianhu, Xijiang, Guizhou, Li Zhen opera o negócio de peixe na sopa azeda há quase 20 anos. Ela sempre fornece peixes cultivados nos arrozais aos clientes de todo o mundo. Quando os negócios são bons, ela pode vender centenas de pratos de peixe por dia.
“O sabor azedo da sopa não é para suprimir o sabor do peixe, mas para fazer o sabor de todo o prato melhor”. Li Zhen diz.
Antes de comer carne de peixe, bebe uma tigela de sopa azeda vai aguçar seu apetite. O rico sabor picante e azedo entra na sua boca com o sabor umami do peixe, atingem os “pontos de acidez” em ambos os lados da boca, e se tornam o sabor azedo e doce, doce e umami.
Comer peixe na sopa azeda com água de tempero é uma outra experiência diferente. Geralmente, tem um pequeno prato de água de tempero que é servido com peixe na sopa azeda, contendo especiarias como Houttuynia cordata(Chameleon Plant), pimenta, cebolinha e alho. Mistura a sopa azeda vermelha na água de tempero, coloca um pedaço de carne de peixe na água e come isso, você pode sentir o surpreendente sabor picante e azedo. Depois de comer peixe, você pode saborear o arroz na sopa azeda, para desfrutar da sensação do máximo conforto físico e mental.
O peixe na sopa azeda deixou incontáveis comensais não conseguem parar, querendo até “morrer” na sopa azeda quente e deliciosa e escrever seus “epitáfios” com a água de tempero.
Para Tiana, uma menina russa que estuda em Guizhou, a comida favorita é peixe na sopa azeda. Ela disse: “O peixe é delicioso, a sopa azeda é fresco, e o sabor picante na sopa pode estimular o paladar de vez em quando, mas não vai machucar a língua. Mais, se bebe uma tigela de vinho doce de arroz glutinoso, feito pelo grupo Miao, você pode ficar viciante”.
“O alimento representa a alma das pessoas.” Zhou Zhijiang, um estudioso cultural de Guizhou, disse que gerações das pessoas de etnia Miao usaram sua sabedoria para criar uma cultura nacional rica e colorida, e o peixe na sopa azeda testemunha a herança e desenvolvimento do grupo Miao, refletindo o amor pela vida e natureza das pessoas de etnia Miao, bem como seu conceito antigo de “harmonia entre o homem e a natureza”.