back to top
19.8 C
São Paulo
sexta-feira - 22 novembro 2024 - 00:32

Lula vai à Europa em novembro para 10 dias de reuniões políticas; veja os países

O ex-presidente Lula (PT) segue sua jornada de articulações políticas e, a partir de novembro, essa agenda entrará na etapa internacional. Na primeira quinzena do próximo mês, o petista embarcará para a Europa e passará por inúmeros países para reuniões com lideranças, chefes de Estado e empresários.

À Fórum, a assessoria de imprensa do ex-mandatário confirmou que, no roteiro, estão passagens por França, Bélgica, Alemanha e Espanha e que a viagem deve durar em torno de 10 dias.

Segundo o ator José de Abreu, que deve se candidatar a deputado federal pelo PT nas próximas eleições, Lula “irá ao Parlamento Europeu em Bruxelas, receberá um prêmio na França, encontrará com líderes da centro-esquerda alemã e debaterá com empresários em Madrid”.

Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores, deve acompanhar Lula na agenda internacional.

“A viagem tem um aspecto saudosista. Será refeita a dupla Lula/Celso Amorim, responsável pela política de relações externas ativa e altiva, que colocou o Brasil no mapa internacional como um país em expansão, cujo crescimento mereceu, no ano de 2009, uma capa da respeitada revista The Economist, em que o Cristo Redentor decolava, para sintetizar o que era o Brasil naquele momento”, afirmou a jornalista Denise Assis em sua coluna no site Brasil 247.

Lula e as articulações internacionais

Durante passagem por Brasília no início de outubro, Lula se encontrou com os embaixadores de Angola, Moçambique, Zimbábue e Botsuana.

Segundo Lula, a pauta do encontro foi a cooperação Brasil-África. “Temos uma imensa dívida com o continente africano. E sonhamos juntos em construir uma relação solidária, produtiva, educacional e científica”, escreveu o petista ao postar uma foto com os representantes diplomáticos.

Pouco antes, em setembro, o ex-presidente, logo após a vitória do Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, nas eleições da Alemanha, se reuniu com representante de entidade política ligada à sigla alemã no Brasil.

Junto com a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), Lula esteve com Christoph Heuser, da Fundação Friedrich Ebert Brasil, cuja matriz alemã é associada ao SPD.

“Junto com Lula tive a satisfação de receber Christoph Heuser, da Fundação Friedrich Ebert, do SPD, partido q ganhou maior número de cadeiras no parlamento alemão. Parabenizamos a vitória e desejamos q o governo da social democracia seja p/ampliar o bem estar do povo!”, escreveu Gleisi ao publicar uma foto do encontro em suas redes sociais. Lula, por sua vez, compartilhou a imagem em seu perfil oficial.

Após o encontro, o PT divulgou uma carta, assinada por Lula e Gleisi, saudando a vitória dos SPD na eleição alemã. “Estamos certos de  que sob a liderança do SPD, a Alemanha irá contribuir para um mundo mais equilibrado, multipolar e solidário, que reflita a geopolítica do século XXI”, diz um trecho do documento.

No início deste ano, em maio, Lula foi à Brasília e já havia se reunido com embaixadores. Entre os representantes internacionais que o ex-presidente encontrou na ocasião, estão os embaixadores da África do Sul, Alemanha, Reino Unido, Venezuela e Cuba.

Em março de 2020, apenas 4 meses após sair da prisão, o petista já havia feito uma viagem à Europa para reuniões políticas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,6798
CNY
0,7905
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Cultivo de cogumelos comestíveis abre caminho para a prosperidade

Recentemente, na Cooperativa de Cultivo de Culturas Agrícolas Mingjiaxing,...

“Economia das Flores” traz prosperidade às comunidades rurais

Recentemente, no vilarejo de Shaolou, na cidade de Fangshan,...

Peras Shan Nong de Dingtao, Shandong, adoçam o mercado

No distrito de Dingtao, cidade de Heze, província de...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado