TSE decide investigar se atos do 7 de setembro foram financiados e por quem

O corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, decidiu investigar se houve financiamento dos atos antidemocráticos de 7 de setembro e, em caso de ter havido, quem financiou. Salomão quer investigar também se os atos configuraram propaganda eleitoral antecipada.

Participaram dos atos o presidente Jair Bolsonaro e apoiadores. Salomão incluiu essa apuração em um inquérito que corre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O corregedor quer saber se houve pagamento de transporte e diárias para manifestantes, e quem esteve por trás da organização do evento.

Fontes da Justiça informaram à GloboNews que essas novas apurações são consideradas um desdobramento relevante da investigação sobre os atos. Também é a primeira consequência judicial dos atos, principalmente porque vai focar em esclarecer se foi uma manifestação espontânea e se teve conteúdo eleitoral.

O corregedor ampliou o objeto de apuração para saber se houve:

abuso de poder econômico e político

uso indevido dos meios de comunicação social

corrupção

fraude

condutas vedadas a agentes públicos

propaganda extemporânea (antecipada), em relação aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022.

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
4,9826
CNY
0,7432
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Ópera Nacional da China faz apresentação em São Paulo

A música lírica foi o ponto de encontro entre...

Embraer bate recorde trimestral com 66 entregas e mantém metas para 2026

A Embraer entregou 66 aeronaves no terceiro trimestre de 2026, alta de 6% em um ano, e manteve as projeções anuais para os segmentos comercial e executivo.

China prepara mapa geológico de Marte, em apoio a busca por amostras

A China pretende concluir até o fim de 2028...

Senado prevê votação sobre fim da escala 6×1 antes do segundo turno

O Senado Federal iniciou nesta terça-feira (6) a discussão...