O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou nesta terça-feira (16/01), no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, e tentou imprimir em sua mensagem um apelo aos países do Ocidente para que acelerem os processo de adesão de seu país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e à União Europeia.
Segundo o mandatário ucraniano, a guerra entre seu país e a Rússia se encontra “congelada”, e esse cenário favorece Moscou.
“A atual conjuntura serve aos interesses dos invasores, e não aos da Ucrânia e seus aliados”, declarou Zelensky, durante sua intervenção no evento suíço.
O líder ucraniano disse que “Putin personifica a guerra, e não vai mudar sua atitude, então nós temos que mudar” para vencer a guerra.
“Todos temos de mudar para que a loucura que reside na cabeça daquele homem [Vladimir Putin] ou na cabeça de qualquer outro agressor não prevaleça”, acrescentou o presidente ucraniano.
Zelensky desembarcou na cidade suíça de Davos nesta segunda-feira (15/01) para participar da edição desde ano do Fórum Econômico Mundial, onde espera se reunir com o máximo possível de autoridades norte-americanas e europeias.
Seu primeiro encontro, ainda na segunda-feira, foi com o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, que já manifestou em diversas oportunidades o seu apoio ao ingresso da Ucrânia à aliança militar o mais rápido possível.