O presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa está realizando uma visita de Estado à China nesta segunda-feira (2) a convite de seu homólogo chinês Xi Jinping. O líder sul-africano também participará da Cúpula do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC), que ocorrerá em Pequim até o fim desta semana.
Durante um encontro anterior com o chanceler chinês Wang Yi, o ministro das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Ronald Lamola, informou que “anúncios inovadores” devem ser discutidos no encontro dos líderes. A informação foi divulgada pela mídia Pretoria News, parceira da rede TV BRICS.
“Serão feitos anúncios inovadores […] sobre questões de energia, logística, energia verde, várias questões que afetam nossas economias, comércio econômico e como ambos os países podem encontrar uma maneira mutuamente benéfica de aprimorar os acordos comerciais existentes e a cooperação entre os dois países, que somam quase 600 bilhões de rands sul-africanos [R$ 188 bilhões]”, declarou o ministro.
Lamola acrescentou que a África do Sul está explorando maneiras de criar empregos para milhões de seus cidadãos, especialmente para os jovens desempregados em todo o país.
Segundo o diplomata, também foram discutidas múltiplas questões de cooperação multilateral tanto no nível das Nações Unidas quanto no do FOCAC, que representa uma plataforma crucial para parceria em diferentes níveis.
Durante o encontro, Xi Jinping destacou que os países do Sul Global precisam manter a “independência, unidade e cooperação”, acrescentando que está disposto em fortalecer a parceria estratégica com a África do Sul em nível global multilateral.
Por sua vez, o presidente sul-africano destacou que seu país vê a parceria com o Gigante Asiático como uma oportunidade para expandir laços em diferentes áreas.
“A África do Sul está disposta a continuar sendo um amigo confiável da China, além de aproveitar as relações de parceria estratégica abrangente e parceria estabelecidas com a China na nova era como uma oportunidade para expandir e aprofundar a cooperação prática nas áreas de comércio e economia, investimentos, infraestrutura, novas fontes de energia, redução da pobreza, entre outros” – Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul.
A Cúpula do FOCAC será realizada na quinta feira (5) sob o tema “Unindo forças para avançar na modernização e construir uma comunidade China-África de alto nível com um futuro compartilhado”.
Uma declaração e um plano de ação 2025-2027 serão emitidos como documentos finais da Cúpula de 2024.