back to top
15.6 C
São Paulo
quarta-feira - 30 abril 2025 - 06:24

Xi Jinping: ‘finanças são o sangue vital da economia nacional”

A Conferência de Trabalho Financeiro Central foi realizada em Pequim de segunda-feira  (30) a terça-feira (31), na qual o presidente da China, Xi Jinping, analisou as situações que afetam o desenvolvimento de alta qualidade do setor financeiro e organizou o trabalho relevante para o período atual e futuro.

“As finanças são o sangue vital da economia nacional e uma parte importante da competitividade central do país.

Os participantes do encontro pediram maiores esforços para intensificar de forma abrangente a supervisão financeira, otimizar os serviços financeiros, prevenir e resolver riscos para promover o desenvolvimento de alta qualidade do setor financeiro da China.

Sistema financeiro e desenvolvimento econômico e social

Desde o 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), o sistema financeiro tem apoiado vigorosamente o desenvolvimento econômico e social geral, destacou a conferência.

Xi destacou que a inovação financeira foi avançada com base na mercantilização e no Estado de Direito. Ele acrescentou que foram feitos esforços para aprofundar a reforma estrutural do lado da oferta e coordenar a abertura financeira e a segurança, mantendo o tom básico de buscar progresso enquanto mantém a estabilidade.

Dados do Banco Popular da China (PBOC) mostram que de 2014 a setembro de 2023, a China viu seus empréstimos denominados em yuan emitidos para a economia real dispararem para mais de 230 trilhões de yuan (cerca de US$ 32,04 trilhões) em relação aos 81,43 trilhões de yuan, com um crescimento anual médio de 10%, geralmente em linha com o crescimento nominal do PIB.

No entanto, com os diversos problemas entrelaçados no setor financeiro, o evento apontou que ainda existem riscos econômicos e financeiros ocultos, como a ocorrência de corrupção financeira e baixa eficiência do setor financeiro no serviço da economia real.

O presidente chinês enfatizou a necessidade de o setor financeiro fornecer melhores serviços de alta qualidade para o desenvolvimento econômico e social do país.

Estabilidade política e monetária

Durante o evento foram pedidos esforços para criar um bom ambiente monetário e financeiro, manter a estabilidade da política monetária e desenvolver instituições financeiras e sistemas de mercado modernos.

Xi destacou a necessidade de otimizar a estrutura de oferta de capital para usar mais recursos financeiros para promover a inovação tecnológica, a fabricação avançada, o desenvolvimento sustentável e as pequenas e médias empresas.

O presidente também pediu o fortalecimento das regras de mercado e a criação de um mercado financeiro com regras unificadas e supervisão coordenada para promover a formação de capital de longo prazo.

“Esforços devem ser feitos para promover a abertura financeira de alto nível para garantir a segurança financeira e econômica nacional. É necessário expandir constantemente a abertura institucional no setor, melhorar a facilitação do investimento e financiamento transfronteiriços, com o objetivo de atrair mais instituições financeiras estrangeiras e capital de longo prazo para desenvolver negócios na China.

Até o final de setembro, 202 bancos de 52 países e regiões haviam estabelecido instituições na China.

Os dados também mostram que 1.110 instituições estrangeiras tinham acesso ao mercado de títulos da China, com holdings superando 3,3 trilhões de yuan até o final de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

BRL - Moeda brasileira
USD
5,9168
CNY
0,8096
spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Empresas chinesas avaliam novos investimentos no setor do agronegócio do Brasil

Desde 2017, a Citic Agriculture tem investido de forma...

Presidente brasileiro pede que todos os países apresentem metas climáticas ambiciosas

Em discurso na Cúpula Virtual sobre Ambição Climática, realizada...

BRICS está na linha de frente do movimento por justiça e igualdade, diz Lavrov

A Rússia, juntamente com a China, os países do...

Crise entre Índia e Paquistão se agrava após ataque em Caxemira e suspensão de tratado hídrico​

As tensões entre Índia e Paquistão atingiram um novo...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado