Uruguai e China juntam esforços para fundar estação na Lua em 2049

Divulgação CMSA

O Uruguai está buscando participar de pesquisas na Lua e assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a China para formalizar um projeto entre a Universidade da República do Uruguai (Udelar) e o Laboratório de Exploração do Espaço Profundo da Agência Espacial Nacional da China.

A colaboração permitirá que tanto os professores quanto os alunos da Udelar participem do desenvolvimento de um projeto que planeja instaurar a Estação Internacional de Pesquisa Lunar (IRLS, na sigla em inglês) na superfície lunar até 2049. Além disso, haverá uma estação complementar em órbita que estará pronta em 2035, conforme divulgado pela Prensa Latina, parceira da rede TV BRICS, citando dados da mídia La Diaria.

Segundo o documento, a estação lunar fornecerá uma plataforma para cooperação internacional que será aberta, flexível e mutuamente benéfica em termos de pesquisa e desenvolvimento em ciência e tecnologia lunar.

Essa instalação, inicialmente proposta pela China, será projetada para operar de forma autônoma tanto na superfície lunar quanto na órbita lunar por longos períodos de tempo, com intervenções humanas de curto prazo, contando também com uma fácil manutenção.

O texto também menciona que serão realizadas atividades científicas e tecnológicas multidisciplinares em larga escala, abrangendo exploração, pesquisa científica, exploração de recursos e verificação de tecnologias avançadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui