Durante o período de Hanlu (um dos 24 termos solares no calendário chinês), ao entrar na vila de Daliuzhuang, na localidade de Licun, no distrito de Mudan, na cidade de Heze, na província de Shandong, você pode ouvir o som estrondoso das máquinas, ver os trabalhadores ocupados e notar as prateleiras da fábrica repletas de tábuas produzidas. Um pedaço de madeira entra na oficina, e tudo, desde o corte até o aplainamento, resulta em produtos acabados. Isso exemplifica os esforços do governo local em impulsionar o desenvolvimento da indústria de processamento de madeira, tornando a madeira uma empreitada bem-sucedida.
O processamento de madeira é a principal indústria da vila de Daliuzhuang. Há mais de 20 anos, os moradores começaram a comprar máquinas para a primeira etapa de processamento de tábuas. Devido à falta de concorrência e aos lucros elevados, ao longo dos anos, houve momentos em que havia mais de 200 oficinas de processamento de madeira na vila. No entanto, com a saturação do mercado e o aumento da concorrência, juntamente com problemas relacionados à qualidade dos produtos de madeira, a vila de Daliuzhuang, que está na parte inferior da cadeia de suprimentos, enfrentou desafios de desenvolvimento nos últimos dois anos.
“Nos últimos dois anos, a maioria das oficinas de processamento de tábuas em nossa vila parou de funcionar, deixando as pessoas desempregadas, e muitos tiveram que buscar empregos em outros lugares”, disse Wu Baokui, o secretário do partido da vila de Daliuzhuang.
O desenvolvimento de uma indústria em uma vila é realmente um desafio, e como revitalizar o antigo cenário da indústria de processamento de madeira em Daliuzhuang é um problema complexo enfrentado não apenas pela equipe de liderança da vila, mas também pelo governo e comitê do partido da localidade de Licun. Por essa razão, o comitê do partido da localidade de Licun fez várias visitas e pesquisas e, depois de ouvir diversas opiniões, decidiu liderar a formação da Cooperativa de Plantio de Árvores Tianchuang, que integra todos os recursos de processamento de madeira da vila e absorve todas as oficinas de processamento de tábuas da vila para a cooperativa.
“Para garantir o funcionamento bem-sucedido da cooperativa, os funcionários relacionados da localidade e eu viajamos várias vezes a mercados em Tangshan, Linyi e outras áreas para entrar em contato com comerciantes. Também visitamos as regiões de Henan, Hebei, Shanxi e outras para encontrar fornecedores de matérias-primas de boa qualidade e com preços acessíveis”, explicou Wu Baokui. Ele continuou: “a localidade liderou o contato com canais de vendas, estabelecendo com sucesso uma conexão sólida com o mercado. Agora, a produção diária de tábuas encomendadas em toda a vila é de mais de 230 toneladas, e a expectativa é que o valor da produção atinja 80 milhões de RMB este ano.”
Com o estabelecimento da cooperativa, cada vez mais oficinas familiares se juntaram a ela, e a indústria de madeira na vila ficou mais próspera. As cenas de prosperidade do passado estão ressurgindo. Até o momento, mais de 100 famílias da vila de Daliuzhuang se juntaram à cooperativa de processamento de tábuas, tornando-a um dos maiores locais de processamento de produtos de madeira no distrito de Mudan, na cidade de Heze. Seus produtos estão em alta demanda em Henan, Anhui, Jiangsu e outras regiões.
Como obter riqueza com a madeira e promover o desenvolvimento de alta qualidade na indústria florestal? Quando se trata do futuro desenvolvimento, Wu Baokui disse: “a localidade planeja atrair uma grande empresa líder em processamento profundo de madeira, com um local de escolha em nossa vila. No futuro, a vila de Daliuzhuang não se limitará apenas à produção de tábuas, mas também se expandirá para desenvolver as indústrias upstream e downstream da madeira.”