O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, disse na conferência de imprensa regular de hoje que as questões de Taiwan e Ucrânia tem natureza distintas, e portanto não seriam comparáveis:
“Taiwan é uma parte inalienável do território da China e a questão de Taiwan é um assunto puramente interno da China. A questão de Taiwan e a questão da Ucrânia são de natureza diferente e não são de todo comparáveis. O futuro de Taiwan só pode ser decidido em conjunto por todos os chineses, incluindo nossos compatriotas em Taiwan.”
Ao ser perguntado se a posição chinesa de defesa integridade territorial da Ucrânia não estimularia separatistas em outras partes do mundo, Wenbin reiterou que são situações distintas.
“Quem procura insinuar a relevância da questão da Ucrânia para a questão de Taiwan é invariavelmente movido por cálculos políticos.”
Wenbin disse ainda que a China é um “grande país responsável”, empenhada em seu “papel construtivo na atenuação da situação” e que não explora crises.
“Acreditamos que a soberania e a integridade territorial de todos os países devem ser respeitadas, que os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas devem ser observados, que as preocupações legítimas de segurança de todos os países devem ser levadas a sério e que todos os esforços conducentes à solução pacífica de crises deve ser apoiada.”