O presidente chinês Xi Jinping ressaltou a importância da união entre as nações durante o seu discurso na Cúpula Global da Saúde, na última sexta-feira. “A humanidade é uma comunidade com um futuro compartilhado. Solidariedade e cooperação são nossa arma mais poderosa para derrotar o vírus”, disse Xi.
O evento, organizado via online reunia mais de 150 países para discutir os próximos passos relacionados à luta contra a pandemia do Covid-19. Xi ressaltou que um importante progresso tem sido feito no projeto conjunto China-ONU para instalar no país asiático um depósito e centro de resposta humanitária global.
Entre as ações implantadas, está um mecanismo de cooperação estabelecido para que os hospitais chineses formem par com 41 hospitais africanos.
“A China está implementando plenamente a Iniciativa de Suspensão de Serviço de Dívida do G20 para os Países Mais Pobres e adiou o reembolso de dívidas de mais de US$ 1,3 bilhão, a maior quantia de adiamento entre os membros do grupo”, disse Xi.
O presidente reafirmou que a China, como sempre fez, trabalhará com outros países e fará novas contribuições para a construção de uma comunidade global de saúde para todos.