Sementes de tomate de Shanxian, Shandong, vão para o espaço

“Essas sementes foram ao espaço! É notável observar que os tomates que vieram do espaço têm caules mais grossos, crescem mais rápido e florescem mais cedo”, diz Ren Sidang, presidente da Associação de Tomate de Shanxian, enquanto observa os vigorosos brotos de tomate nas estufas de Shanxian.

A história do cultivo de tomate em Shanxian é longa, datando de 1987, período durante o qual 72 variedades de tomate foram desenvolvidas, com 26 delas recebendo certificação do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais. “A semente é o chip da agricultura. Para elevar a fama do tomate de Shanxian e aumentar a renda dos agricultores locais, desenvolver sementes de melhor qualidade é um caminho necessário”, afirma Zhang Hui, vice-presidente da Associação Científica de Shanxian.

No ambiente espacial, com microgravidade, vácuo intenso e radiação de partículas de alta energia, as sementes têm uma grande probabilidade de sofrer mutações genéticas, uma abordagem eficaz para inovar recursos genéticos.

Em 2023, graças à intermediação de Shi Lei, vice-líder do grupo de palestras de divulgação científica de cientistas veteranos da Academia Chinesa de Ciências, a Associação de Tomate de Shanxian conseguiu se conectar com a Aliança de Inovação da Indústria de Cultivo Espacial. Após a submissão e avaliação por especialistas do material experimental das sementes de tomate 56-68 e 56-79 de Shanxian, em 30 de maio, 7000 sementes foram selecionadas para a oportunidade de participar de um experimento de cultivo espacial.

Cinco meses depois, estas preciosas sementes retornaram com sucesso à Terra. A equipe de especialistas da Associação de Tomate de Shanxian selecionou 3000 sementes espaciais para semeadura e iniciou um experimento de comparação de campo de quatro meses.

“Agora estamos ansiosos para colher melhores resultados com os tomates que foram ao espaço, esperando mais surpresas”, diz Ren Sidang, que não é apenas um grande agricultor, mas também um especialista em cultivo, tendo desenvolvido várias variedades por conta própria. Atualmente, a Associação de Tomate de Shanxian armazena 30 mil recursos genéticos em seu frigorífico.

Fotografia por Wang Xiaolan

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui