Rússia e China concordaram em fortalecer a coordenação no uso e exploração do espaço sideral, bem como garantir a segurança de tais atividades, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
“Foi alcançado um acordo para reforçar a coordenação nesta área tanto bilateralmente quanto em plataformas multilaterais relevantes”, disse o ministério em um comunicado publicado nesta quinta-feira (8).
A declaração acrescentou que os Ministérios das Relações Exteriores da Rússia e da China realizaram consultas em Moscou sobre questões espaciais.
Durante as consultas, foram discutidos vários tópicos nas áreas de uso e exploração do espaço sideral para propósitos pacíficos, regulamentação legal internacional e garantia da sustentabilidade e segurança de longo prazo das atividades espaciais, disse o ministério.
No dia 6 de maio deste ano, a Rússia propôs um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU para reafirmar o compromisso dos países de não usar o espaço para instalar armas, e impedir o uso da força no espaço, quer do espaço em direção à Terra, quer da Terra contra objetos no espaço sideral. O documento não obteve os votos necessários e não foi adotado após a oposição da Coreia do Sul, da Eslovênia, dos EUA, da França, do Japão, de Malta e do Reino Unido.