Roadshow em São Paulo impulsiona feira chinesa de cadeia de suprimentos global

Encontro entre autoridades e empresários da China e do Brasil promoveu a China International Supply Chain Expo, primeira feira de nível nacional voltada à manutenção sustentável da cadeia de suprimentos global

Roadshow da China International Supply Chain Expo foi realizado em São Paulo. (Foto: Agência Brasil China/Vitória Machado)

Conectando o Mundo para um Futuro Compartilhado: Esse é o tema da primeira edição da China International Supply Chain Expo (CISCE). Realizado em São Paulo nessa última terça (12), o Roadshow de Promoção da CISCE recebeu autoridades e empresários brasileiros interessados em conhecer as oportunidades da feira. A CISCE será realizada em Beijing entre os próximos dias 28 de novembro e 2 de dezembro, e será a primeira feira de nível mundial voltada à manutenção estável e sustentável da cadeia de suprimentos global.

Com representantes de grandes empresas como Petrobras, Vale, Embraer, WEG e MARFRIG e também de pequenas e médias, o encontro apresentou a proposta da CISCE. Organizado pelo Conselho Chinês para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT, na sigla em inglês) e a Embaixada do Brasil, o encontro ocorreu em formato híbrido, com representantes do CCPIT respondendo em tempo real, diretamente da china, as perguntas dos presentes em São Paulo. 

Assista ao vídeo promocional da CISCE (Legendas em inglês):

Pelo lado chinês, o evento foi mediado e apresentado por Guo Yinghui, representante geral do escritório do CCPIT do Brasil, e recebeu falas de Zhang Shenfeng, vice-diretor do CCPIT, Jin Hongjun, Ministro da Embaixada da China no Brasil, e Chen Peijie, Consul-Geral da China em São Paulo. Jin Hongjun afirmou que a China apoia a iniciativa da presidência brasileira de reindustrialização compatível com a realidade nacional, e convidou os círculos empresariais a participarem ativamente da CISCE. A feira será uma grande oportunidade para promover as empresas brasileiras no cenário mundial.

Pelo lado brasileiro, a Secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Juliana Cardoso, e a representante do InvestSP, Taiame Souza, comentaram sobre as perspectivas da parceria entre São Paulo e a China. Segundo a Secretária Executiva, durante os seis meses do novo governo de São Paulo, a Secretaria já teria se reunido com delegações chinesas cinco vezes. Hoje, o InvestSP conta com quatro escritórios internacionais, sendo que o primeiro foi inaugurado em Shanghai, na China. Isso demonstra a vivacidade e a importância dada à amizade entre os dois países pelo Estado de São Paulo.

A CISCE é dividida em cinco eixos principais de cadeias de suprimentos: Smart Vehicle, Agricultura Verde, Energia Limpa, Digital Technology e Healthy Life. A espera receber 300 expositores de liderança global, executivos das 500 maiores empresas do mundo e mais de 100 mil compradores profissionais e visitantes. Apesar do nível global, a feira também espera receber os “pequenos gigantes”, startups de alto grau tecnológico, de pequeno e médio porte, mas com potencial para se tornarem grandes.

Leia o Concept Paper da CISCE:

[dflip id=”34499″ ][/dflip]