Reformas da China criam nova força motriz para crescimento econômico global, diz relatório

(Xinhua/Cai Yang)

Beijing, 6 ago (Xinhua) — O esforço da China para promover a modernização por meio do aprofundamento abrangente da reforma criou um novo motor para o crescimento econômico global, de acordo com um relatório de think tanks divulgado nesta terça-feira em Beijing.

Intitulado “Aprofundando a reforma de forma abrangente para promover a modernização chinesa: Principais conquistas e contribuições globais”, o relatório foi publicado em conjunto pelos think tanks do Instituto de História e Literatura do Partido do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) e da Agência de Notícias Xinhua.

Segundo o relatório, os esforços de reforma da China não apenas impulsionaram o desenvolvimento do próprio país, mas também beneficiaram o mundo. O progresso econômico e social constante da China, juntamente com melhorias na governança, contribuiu com sua experiência e força para a economia global.

No contexto de uma economia global lenta, a China continuou a injetar energia positiva, com sua participação na economia global aumentando anualmente desde 2012. De 2013 a 2021, a contribuição média da China para o crescimento econômico global ficou em primeiro lugar de forma consistente, superando as contribuições combinadas dos países do Grupo dos Sete (G7), diz o relatório.

Observando que uma economia chinesa mais eficiente e vigorosa se tornará uma locomotiva do crescimento econômico global, o relatório afirma que o impulso econômico da China trazido pelo aprofundamento abrangente da reforma impulsionou muito o desenvolvimento econômico global.

Citando como exemplo os produtos chineses verdes e intensivos em tecnologia – os “três novos”, ou seja, veículos elétricos, baterias solares e baterias de íon de lítio, o relatório afirma que a crescente exportação de tais produtos não apenas enriqueceu a oferta global e aliviou a pressão inflacionária global, mas também promoveu a transição verde global.

A China aproveitou a oportunidade histórica da nova rodada da revolução industrial para promover novas forças produtivas de qualidade. Ao liberar a vitalidade do mercado e garantir o fluxo de vários recursos de produção para áreas relacionadas, a China forjou um motor de inovação para a economia global, de acordo com o relatório.

Como a economia de renda média mais bem classificada no Índice Global de Inovação, a China está desempenhando um papel cada vez mais significativo no cenário global de inovação, observa o relatório.

Acrescenta que a aplicação generalizada das inovações tecnológicas da China trouxe mais conveniência para a vida das pessoas em outros países, contribuindo com força tecnológica para o crescimento econômico e o desenvolvimento humano globais.

No processo do aprofundamento abrangente da reforma, a China está comprometida em promover a globalização econômica inclusiva e equilibrada e fornecer uma melhor plataforma para a cooperação internacional, observa o relatório.

Da Iniciativa Cinturão e Rota e do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura a grandes exposições internacionais como a Exposição Internacional de Importação da China e a Feira de Cantão, os esforços ativos da China amplificaram as vozes dos mercados emergentes e dos países em desenvolvimento, ajudando-os a atrair mais atenção e consideração, diz o relatório. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui