20 C
São Paulo
sexta-feira - 29 março 2024 - 06:10

Sonda da Nasa pousa com sucesso em Marte

Exatamente às 17h55min, horário do Brasil e que era previsto pela Nasa, a sonda norte-americana Perseverance pousou no Planeta Vermelho.
O lançamento da missão Mars 2020 Perseverance foi em julho de 2020, a partir da Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida.
Em função da janela espacial que deixa Terra e Marte próximas durante alguns períodos, outras missões estão também em andamento, tendo como alvo aquele planeta. É o caso da sonda Hope (Esperança), dos Emirados Árabes Unidos; e da chinesa Tianwen-1 (Astronomia 1). As três sondas, duas das quais levam rovers (veículos exploratórios), têm missões muito diferentes, mas com um objetivo comum: conhecer melhor o planeta.
A sonda chinesa Tianwen-1 acionou seus propulsores nesta segunda-feira (15) em uma manobra para se colocar em uma órbita polar ao redor de Marte. Agora a equipe responsável pela missão se dedicará a uma checagem sistemática de todos os equipamentos a bordo, parte dos preparativos de uma tentativa de pousar um robô explorador (rover) no planeta programada para maio deste ano.
O principal objetivo da missão é buscar e mapear a distribuição de água congelada na superfície e subsolo” de Marte, disse Long Xiao, cientista planetário na Universidade Chinesa de Geociência, em declaração ao site Space News. Também serão conduzidos estudos da ionosfera e magnetosfera do planeta.

A primeira foto de Marte feita pela Tianwen-1. Imagem: CNSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar Artigo

spot_img

Popular

Artigos Relacionados
RELACIONADOS

Congresso de Medicina Tradicional Chinesa reúne especialistas em 3 dias de atividades intensas

   Após três dias de imersão total na riqueza...

Novas forças produtivas para acelerar o crescimento econômico da China

No dia 5 de março, o premier chinês, Li...

‘Grande dia!’: confira repercussão da prisão de mandantes do assassinato de Marielle Franco

A prisão dos suspeitos de serem os mandantes do...

Putin: um amálgama de diferentes eras

É possível dizer que desde que Putin chegou ao...
Aceitar Notificação OK Não, Obrigado