Ministério do Desenvolvimento Agrário busca parcerias com a China para melhorar a produção agrícola familiar no Brasil

Com foco em erradicação da pobreza e a reindustrialização do país, o ministro Paulo Teixeira apresentou caminhos possíveis para a melhoria sustentável da produção agrária familiar do Brasil

Na manhã do último sábado (22), o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Sr. Paulo Teixeira concedeu uma entrevista à Agência Brasil China na Superintendência Regional do INCRA, na cidade de São Paulo.

Em uma conversa bem humorada, o ministro relatou sua viagem à China na comitiva liderada pelo presidente Lula, achou incrível a velocidade chinesa de funcionamento das coisas e elogiou os esforços chineses que lograram a erradicação da pobreza no país.

O ministro comentou sobre ter tido contatos com diversas setores e empresas e que acha válido os modelos industriais agrários da China. Há o interesse de trazer esses empreendimentos industriais ao Brasil, mas foi enfático sobre seu interesse na parte produtiva:

“O Brasil não tem tamanho para importar, nem para ser montador. Somos um país grande que precisa e pode produzir máquinas agrícolas para abastecer as cinco milhões de propriedades da agricultura familiar”, disse o ministro Paulo Teixeira.

Ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, busca parceria com a China para aprimorar a produtividade da agricultura familiar brasileira. (Foto: Agência Brasil China/Bob Wei)

Sobre a dificuldade da agricultura familiar brasileira em exportar suas manufaturas, o ministro comentou que há espaço na China para que produtos da reforma agrária entrem na pauta de exportação.

Paulo Teixeira relatou ter conhecido a Alibaba na China, que possui operações B2B e B2C na China, e comentou que empresas de conexão e logística é essencial no desenvolvimento agrário do Brasil. Pois esse tipo de plataforma facilitaria a entrega do produtor ao consumidor final.

O MDA está comprometido a encontrar soluções para a produção de maquinário, transferência de tecnologia e escoamento da produção da agricultura familiar. O ministro também demonstrou interesse em conhecer as áreas rurais da China e ver de perto os modelos para erradicação da pobreza, como aldeia Shibadong.

A Aldeia, localizada ao sul da China, foi um dos primeiros alvos das políticas de erradicação da pobreza lançadas pelo governo. E até fevereiro de 2021, a política chinesa conseguiu lograr o feito épico de tirar 800 milhões de pessoas da pobreza em 40 anos.