Província no leste da China lança interação veículo-para-rede em larga escala

Foto tirada em 10 de janeiro de 2024 mostra uma fábrica da empresa chinesa de veículos elétricos Li Auto Inc. em Changzhou, Província de Jiangsu, no leste da China. (Xinhua/Ji Chunpeng)

Nanjing, ago 16 (Xinhua) — A China lançou sua primeira interação veículo-para-rede (V2G, na sigla em inglês) em larga escala em uma província inteira, envolvendo mais de mil veículos elétricos na Província de Jiangsu para carregamento fora de pico e descarregamento reverso, demonstrando o potencial dos veículos elétricos como bancos de energia móveis.

   A interação V2G refere-se ao processo pelo qual os veículos elétricos se envolvem em uma troca de energia com a rede elétrica por meio de estações de carregamento. Ao sincronizar o carregamento fora de pico e a descarga reversa, os proprietários de veículos elétricos podem obter benefícios financeiros enquanto apoiam simultaneamente a estabilidade da rede.

   De acordo com a State Grid Jiangsu Electric Power Co., Ltd., o piloto de interação V2G foi incentivado com a oferta de cupons de desconto para os proprietários de veículos elétricos, o que resultou na participação de 1.277 veículos elétricos em 482 estações de carregamento na província.

   A abordagem de V2G pode liberar uma carga de 12 mil quilowatts durante o pico de consumo de eletricidade por dia, reduzindo efetivamente o pico de consumo de eletricidade em 17 mil quilowatts-hora, o suficiente para abastecer 2.100 residências por um dia, de acordo com a empresa.

   “Esse teste demonstrou plenamente a capacidade de V2G em larga escala para melhorar o equilíbrio do sistema de energia em tempo real e aumentar a confiabilidade do sistema de energia”, disse Ruan Wenjun, funcionário da empresa.

   Ruan acrescentou que, até 2030, espera-se que o número de veículos elétricos em Jiangsu ultrapasse 10 milhões. “Se apenas 10% desses veículos participarem da descarga reversa, eles poderão fornecer mais de 1 milhão de quilowatts de capacidade de redução de pico, equivalente a conectar um ‘banco de energia portátil’ de 1 milhão de quilowatts à rede.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui