Nanjing, ago 16 (Xinhua) — A China lançou sua primeira interação veículo-para-rede (V2G, na sigla em inglês) em larga escala em uma província inteira, envolvendo mais de mil veículos elétricos na Província de Jiangsu para carregamento fora de pico e descarregamento reverso, demonstrando o potencial dos veículos elétricos como bancos de energia móveis.
A interação V2G refere-se ao processo pelo qual os veículos elétricos se envolvem em uma troca de energia com a rede elétrica por meio de estações de carregamento. Ao sincronizar o carregamento fora de pico e a descarga reversa, os proprietários de veículos elétricos podem obter benefícios financeiros enquanto apoiam simultaneamente a estabilidade da rede.
De acordo com a State Grid Jiangsu Electric Power Co., Ltd., o piloto de interação V2G foi incentivado com a oferta de cupons de desconto para os proprietários de veículos elétricos, o que resultou na participação de 1.277 veículos elétricos em 482 estações de carregamento na província.
A abordagem de V2G pode liberar uma carga de 12 mil quilowatts durante o pico de consumo de eletricidade por dia, reduzindo efetivamente o pico de consumo de eletricidade em 17 mil quilowatts-hora, o suficiente para abastecer 2.100 residências por um dia, de acordo com a empresa.
“Esse teste demonstrou plenamente a capacidade de V2G em larga escala para melhorar o equilíbrio do sistema de energia em tempo real e aumentar a confiabilidade do sistema de energia”, disse Ruan Wenjun, funcionário da empresa.
Ruan acrescentou que, até 2030, espera-se que o número de veículos elétricos em Jiangsu ultrapasse 10 milhões. “Se apenas 10% desses veículos participarem da descarga reversa, eles poderão fornecer mais de 1 milhão de quilowatts de capacidade de redução de pico, equivalente a conectar um ‘banco de energia portátil’ de 1 milhão de quilowatts à rede.”