Projeto “China na Minha Vida” reúne alunos e educadores em São Paulo

Atividade promovida pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Consulado da China premiou jovens talentos

“Ao ver os trabalhos, percebi que vocês gostam muito de urso panda e da comida chinesa”, brincou a Consul-Geral da República Popular da China em São Paulo, Chen Peijie, e completou: “se interessam por temas como parceria sino-brasileira contra a pandemia, relações econômicas e comerciais entre os dois países, e os avanços tecnológicos da China”.

Na ocasião, a Consul-Geral se dirigia à jovens do fundamental e do ensino médio do Estado de São Paulo, presentes no encontro do projeto “China na Minha Vida”. O evento ocorreu nessa segunda (7) no Teatro Fernando de Azevedo, na capital paulista.

Da esquerda para a direita: Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Hubert Alquéres; Presidente do Fundo Social, Luciana Garcia; Consul-Geral da China em São Paulo, Chen Peijie. SP, 2022. (Foto: Agência Brasil China)

O projeto é um esforço da Secretaria Estadual de Educação e o Consulado da China. A ideia de fomentar a integração entre os povos do Brasil e da China por meio de um concurso artístico estimulou jovens da rede estadual de ensino a pesquisar sobre o gigante asiático, bem como as iniciativas conjuntas entre os dois países.

É o que conta o jovem Christopher Gonçalves, aluno de Piracicaba, atualmente primeiro ano do ensino médio: “Foram várias horas pesquisando em sala de aula para pensar no desenho, e podemos ver que várias coisas que a gente escuta falar da China não são bem assim.” Para o aluno, a parceria entre Brasil e China “vai muito além do comércio.”

Arte de Christopher Gonçalves foi feita com a “intuição de mostrar dois países distantes e ao mesmo tempo ligados”

A opinião de Christopher é compartilhada por Hubert Alquéres, secretario estadual de educação de São Paulo. Em sua fala, o secretário reiterou o caráter estratégico da parceria entre Brasil e China em razão do comércio. Mas, para Hubert, a amizade não para por aí: “existem outras frentes muito importantes, como a da educação e da cultura”.

O secretário de educação fez votos de que a atual política seja uma política de Estado, e não apenas de um governo: “Torço para que tudo isso vá adiante nos próximos tempos”, disse.

Secretário de Educação do Estado de São Paulo, sr. Hubert Alquéres. São Paulo, 07 de Novembro de 2022. (foto: Agência Brasil China)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui