Huang Qiwei entendia que este avanço da Detong era uma questão de vida ou morte para a empresa.
Fora das oficinas, estava o mercado devastado, varrido pela competição homogênea, envolto em fumaça de batalha; dentro das oficinas, estavam os produtos com margens de lucro cada vez menores. Foi a partir daí que Huang Qiwei, Gerente Geral da Shandong Heze Detong New Materials Technology Co., Ltd. (doravante referida como Detong New Materials), soube que seguir passivamente apenas afundaria a empresa cada vez mais no pântano. Somente um avanço proativo poderia abrir um caminho para a sobrevivência desta empresa focada em componentes centrais de trens de alta velocidade.
Este caminho para a sobrevivência, a Detong New Materials trilhou por três vezes.
Primeiro Avanço: navegar para o exterior, buscando um Novo oceano na Rota da Faixa e da Rota
Às 23h do dia 30 de dezembro de 2025, as luzes ainda estavam acesas nas oficinas da Detong New Materials. Diferente da imagem imaginada de trabalhadores ocupados em linhas de montagem, havia apenas alguns poucos técnicos operando equipamentos automatizados dentro das oficinas.
Huang Qiwei estava em frente ao armazém automatizado tridimensional, observando o sistema de prateleiras com vários metros de altura. Braços robóticos deslizavam sobre trilhos, pegando e posicionando com precisão, enviando caixa após caixa de matéria-prima para pastilhas de freio para a próxima etapa do processo. Era um pedido com destino ao Egito. 46 mil blocos de freio (sapatas) de trem de vários modelos precisavam ser totalmente entregues até o final de janeiro de 2026.
“Estamos na melhor era para ir ao exterior”, disse Huang Qiwei.
Retrocedendo no tempo para 2017, a Detong New Materials obteve a certificação CRCC nacional e começou a fornecer para os trens de alta velocidade Harmony e Fuxing. O preço de um conjunto de pastilhas de freio para trens de alta velocidade caiu de mais de 10 mil yuans das marcas importadas para menos de 5.000 yuans. O caminho de substituição de importações da Detong começou com sucesso, mas também atraiu mais concorrentes.
“Após 2020, o número de empresas domésticas capazes de produzir pastilhas de freio para trens de alta velocidade aumentou de algumas para mais de dez”, disse Huang Qiwei. “O lucro por conjunto de pastilhas foi comprimido de três dígitos para dois.” Na época, ele percebeu que continuar por esse caminho apenas afundaria a empresa cada vez mais. Naquele momento, a Detong New Materials tinha alguns pedidos internacionais, mas a maior parte de sua energia ainda estava focada no mercado doméstico.
“Então, decidimos ir ativamente para o exterior”, afirmou Huang Qiwei. A condição primária para “ir ao exterior” é o produto. Contando com a equipe de P&D que havia conseguido substituir com sucesso as pastilhas de freio de trens de alta velocidade por produtos nacionais, a Detong New Materials desenvolveu produtos com diferentes características com base em ambientes específicos dos clientes.
“Tomando como exemplo o projeto ‘Sapata Sintética de Atrito Ultrabaixo para Carga Europeia’, superamos com sucesso essa tecnologia, tornando-nos a segunda empresa no mundo a dominar este produto e, assim, obtivemos a primeira certificação UIC da UE no setor doméstico”, disse Huang Qiwei. Atualmente, a Detong New Materials obteve sucessivamente as certificações de sistemas internacionais autorizados como IRIS e ISO9001. Além disso, com base na empresa matriz, estabeleceu uma empresa profissional de importação e exportação, formou uma equipe internacionalizada e ativamente se conectou com clientes finais e agentes no exterior.
O verdadeiro “cartão de credencial”, porém, é o cartão de visita mundial que é o trem de alta velocidade chinês.
“Nossos produtos foram verificados por bilhões de quilômetros de operação segura na rede complexa e extensa de trens de alta velocidade da China”, disse Huang Qiwei. Esta confiabilidade é um endosso inigualável por qualquer relatório de laboratório. Além disso, a capacidade de personalizar fórmulas de acordo com ambientes específicos dos clientes (como calor extremo no deserto, clima chuvoso e úmido), juntamente com a garantia de uma cadeia de suprimentos estável fornecida pelo setor de manufatura chinês como um todo, constituem coletivamente a competitividade central da Detong no mercado internacional.
Todo o planejamento internacional da Detong New Materials tem como eixo principal a “Rota da Faixa e da Rota”, com regiões como Ásia, Europa e África gradualmente se tornando mercados importantes. Em 2025, as exportações de sapatas da empresa atingiram mais de 120 mil unidades, um aumento de 20% em relação ao ano anterior, com pedidos de exportação representando quase 50% do volume total de pedidos.
“Atualmente, estamos solicitando a certificação ferroviária americana ARR.” A reputação e o mercado dão a Huang Qiwei total confiança para esta aplicação.
Segundo Avanço: Avançar Rumo à Inteligência, a Reforma “Digital-Inteligente” nas Oficinas
Em novembro de 2025, um pedido da Egyptian National Railways (ENR) acrescentou um impulso fervoroso ao final do ano da Detong New Materials. 20 mil sapatas tipo H012, 20 mil pares do modelo BZP625-B, 6 mil sapatas tipo 599… O cliente exigiu que tudo fosse entregue até o final de janeiro de 2026.
“Do inquérito à entrega, o cliente deu menos de 3 meses”, recordou Huang Qiwei. Na época, sua confiança para aceitar este “pedido urgente” veio do suporte de capacidade fornecido pela linha de produção automatizada após sua reforma.
Desde 2019, a Detong New Materials começou gradualmente sua transformação inteligente e digital. “Na época, investir dezenas de milhões de yuans em reforma técnica era algo que muitos não entendiam”, disse Huang Qiwei com um sorriso. A razão para a oposição era prática: o mercado doméstico já mostrava sinais de oferta superando a demanda, e expandir a capacidade poderia significar estoque acumulado.
Mas Huang Qiwei viu uma possibilidade diferente: “Se o aumento da capacidade vier acompanhado de melhoria na qualidade, aumento na eficiência e redução de custos, poderemos obter uma vantagem competitiva de produto para participar da concorrência internacional.”
Na oficina de sinterização, os engenheiros realizaram uma reforma revolucionária nos fornos de sinterização por pressão. A equipe redesenhou a estrutura interna do espaço, inovando ao adotar um método de resfriamento combinado ar-água, aumentando significativamente o número de corpos de fricção produzidos por forno, enquanto melhorava notavelmente o desempenho e a estabilidade do produto.
“O corpo de fricção produzido pelo novo processo de sinterização viu sua resistência ao cisalhamento aumentar de 15MPa para 23MPa, e a faixa de flutuação do coeficiente de atrito foi otimizada de 0,32-0,38 para 0,34-0,36”, disse Huang Qiwei. Um desempenho de produto mais estável e superior tornou-se um trunfo da empresa.
Nos últimos anos, a Detong New Materials tem continuamente reinvestido seus lucros na atualização de linhas de produção inteligentes e na construção de fábricas digitais. Estabeleceu uma linha de processamento totalmente automatizada, com 12 robôs assumindo tarefas como inspeção, marcação e montagem; investiu cerca de 30 milhões de yuans na aquisição de uma bancada de teste de força de frenagem 1:1 para veículos ferroviários; e implementou um sistema MES (Sistema de Execução de Manufatura).
O efeito direto da transformação inteligente e digital é um desempenho de produto superior, mas Huang Qiwei valoriza ainda mais o salto de capacidade que ela traz. “Antes, desenvolver um novo produto levava três anos, agora está reduzido para meio ano. Podemos aceitar pedidos personalizados de pequenos lotes e múltiplas variedades, algo que muitas empresas baseadas principalmente em mão de obra não conseguem fazer”, disse Huang Qiwei. Esta capacidade de produção flexível com forte P&D abriu as portas para o mercado de alta tecnologia e o mercado internacional.
Terceiro Avanço: Contínua “Substituição de Importações”, Buscando Valor no “Alta Tecnologia”
A Shandong Lingborui Rail Transit Technology Co., Ltd., ao lado da Detong New Materials, representa seu terceiro avanço. A direção deste avanço aponta para um elo ainda mais a montante da cadeia industrial do trem de alta velocidade: os amortecedores.
Os amortecedores de trens de alta velocidade são componentes-chave que garantem a estabilidade da operação do trem e o conforto dos passageiros, há muito monopolizados por empresas estrangeiras.
“Conseguimos a substituição de importações das pastilhas de freio. Mas para uma empresa se desenvolver continuamente, não pode competir sempre dentro dos limites traçados por outros. Os amortecedores são as ‘articulações’ ainda mais centrais do trem de alta velocidade, com altas barreiras tecnológicas e dependência de longo prazo de importações”, disse Huang Qiwei. Dominá-los significaria que a Detong New Materials passaria de substituta a fornecedora de soluções centrais.
Para isso, a Lingborui estabeleceu uma cooperação profunda entre indústria, universidade e pesquisa com a Universidade Jiaotong do Sudoeste, lançando um ataque conjunto à fortaleza tecnológica dos amortecedores. Após mais de dez mil iterações de otimização na proporção de materiais e design estrutural, finalmente alcançaram um avanço crucial em 2019, obtendo com sucesso o certificado de teste CRCC para as séries de plataforma CRH380B/C. Com base nisso, a tecnologia continuou a ser aprimorada, e até junho de 2023, seus produtos de amortecedor já haviam sido validados com sucesso na instalação no bogie na oficina da CRRC Changchun, marcando a transição dos resultados de P&D para aplicação prática.
“Em fevereiro de 2024, obtivemos o certificado formal CRCC, tornando-nos o único fabricante nacional de amortecedores a obter um certificado formal para trens de alta velocidade, quebrando o monopólio estrangeiro”, explicou Huang Qiwei. Atualmente, a empresa está promovendo ativamente a aplicação em escala dos produtos de amortecedor.
“A inovação é a força vital do desenvolvimento empresarial e o fator decisivo para alcançar o controle autônomo nacional”, disse Huang Qiwei. Em sua visão, inovar é construir competitividade central em uma dimensão superior: sair, levando o “Made in China” para mercados mais amplos; olhar para si, fundindo profundamente P&D e manufatura com tecnologia e inteligência digital; e olhar para o futuro, impulsionando continuamente a transformação do “Made in China” em “Created in China” através da inovação científica e tecnológica.













