Poetas do BRICS participam na China de 1º Festival Internacional de Poesia

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Foi inaugurado o 1º Festival Internacional de Poesia Jovem em Hangzhou, no leste da China, e o evento contou com a presença de 72 poetas poetas de 10 países do BRICS. No encontro serão promovidos o intercâmbio cultural, compartilhamento de ideias, celebração da amizade entre diferentes países e grupos étnicos, e comunicação intercultural, informa Xinhua News Agency, parceiro da rede TV BRICS.

Espera-se que os participantes visitem Hangzhou e Beijing, participando de uma série de atividades literárias, como diálogos acadêmicos, seminários e sessões de compartilhamento de pensamentos por meio do fator em comum: a poesia. O evento ocorrerá entre os dias 19 e 24 de julho.

Realizado pela primeira vez em 1980 por uma revista de poesia que a associação publica, esse evento é considerado o encontro literário mais influente e de maior duração na China. Essa é a primeira versão internacional do renomado festival.

Durante a cerimônia de abertura, alguns representantes declamaram poemas e depois subiram ao palco, despejaram a “água da amizade” em um recipiente que lembrava um antigo ritual chinês, o Jade Cong.

A “água”, que simboliza os rios-mãe dos respectivos países dos poetas, espalhou-se do centro para os quatro lados do recipiente, e a “árvore” foi iluminada no telão, marcando a abertura oficial do festival.

“O cenário aqui é incrível! Quando eu estava caminhando na área do Lado do Oeste, li todas as placas falando sobre as montanhas, sobre as flores. Acredito que a natureza determina muito sobre o caráter de um povo. Ela é uma fonte de inspiração. Fiquei impressionada com a vista dos três lagos, a lua se reflete tão lindamente neles. Acho que é essa paisagem que dá o tom de toda a poesia chinesa. É realmente hipnotizante!”, observou a poetisa indiana Parvati Salil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui